CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Desenvolvimento 18/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro do Norte é finalista no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
#Desenvolvimento 18/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro do Norte vence categoria 'Sala do Empreendedor'

A Prefeitura de Juazeiro do Norte foi premiada em duas categorias no 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, realizado em Fortaleza nesta quinta-feira, 18. O município conquistou o primeiro lugar na categoria "Sala do Empreendedor", repetindo o feito da edição anterior 2021/2022. Além disso, foi o único do Cariri a ser reconhecido como "Cidade Empreendedora", alcançando o segundo lugar. Das 104 prefeituras cearenses inscritas, 65 foram selecionadas, totalizando 86 projetos na etapa final.

Promovido pelo Sebrae Ceará, o prêmio registrou este ano o maior número de inscrições e tem como objetivo incentivar a transformação dos ambientes de negócios e o desenvolvimento sustentável dos territórios. Os projetos submetidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDECI), foram intitulados "Juazeiro do Norte: Empreendedorismo e Inovação na Terra do Padre Cícero" e "Juazeiro do Norte Empreendedor: Simplificando com Inovação". Com essa conquista, Juazeiro do Norte representará o Ceará na etapa nacional da premiação.

O município se destaca pelo significativo aumento na geração de empregos nos últimos anos, com a implementação de ações planejadas e oferta de serviços gratuitos pela Sala do Empreendedor à população. Houve um aumento de 500% no atendimento e formalização de microempreendedores individuais.

O prefeito Gledson Bezerra, celebrou: "Juazeiro do Norte chega ao topo e com isso se consagra bicampeã nessa categoria, através do trabalho profícuo dos nossos agentes e colaboradores em parceria com outros órgãos e entidades, feito à várias mãos para a geração de emprego e renda, desburocratizar, levar as pessoas para o mercado de trabalho em um ambiente favorável para desenvolvimento".

Wilson Soares, titular da SEDECI, afirma que Juazeiro do Norte vem alcançando resultados inéditos e que as ações têm sido "assertivas e pontuais". Ele acrescenta: "Nossos projetos são reconhecidos por autoridades e especialistas em desenvolvimento econômico e sustentabilidade de Juazeiro".

#Desenvolvimento 17/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sala de Apoio ao Trabalhador Juazeirense atende 102 pessoas

Em mais uma ação itinerante bem-sucedida, realizada nessa terça-feira, 16, a Sala de Apoio ao Trabalhador Juazeirense marcou presença no Polo de Convivência Social do Bairro Frei Damião, onde prestou atendimento a 102 pessoas.

Durante o período das 9h às 16h, o programa ofereceu uma série de serviços, incluindo oficinas, orientações para abertura de MEI, elaboração e impressão de currículos, além de direcionamentos para oportunidades de emprego.

A iniciativa contou com a participação do SEST/SENAT e colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SEDECI, que disponibilizou o atendimento itinerante da Sala do Empreendedor.

A Sala de Apoio ao Trabalhador Juazeirense é um programa móvel que, regularmente, visita diversos locais públicos, visando auxiliar os residentes de Juazeiro na busca por oportunidades de trabalho.

#Desenvolvimento 08/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO AeC tem ampliação inaugurada com mais de mil posições novas de atendimento

A empresa call center AeC inaugurou mais uma unidade em Juazeiro do Norte, nesta segunda-feira, 08. Com investimento em cerca de R$ 50 milhões, o local ofertará 1090 novas posições de atendimento, ampliando o desenvolvimento econômico na Região do Cariri.

Com 10% de empregos formais em todo o município, a AeC tem previsão de chegar em mais três mil novas posições, prospectando, também, uma terceira unidade ampliada. Toda a realização é uma parceria da empresa com a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI e o Governo do Ceará, que firmaram protocolo em agosto do ano passado.

O prefeito Glêdson Bezerra celebrou os 10 anos da empresa, com a qual tem ligação há anos e fortalece o vínculo empregatício. Glêdson afirma que existia um quadro de mais de mil colaboradores, e hoje já soma mais de cinco mil empregos. "A empresa celebra, mas o presente é nosso. Jovens buscam oportunidade e tem perspectiva de crescimento", afirma. O gestor entregou ao CEO da AeC, Raphael Duailibi, durante a cerimônia de abertura, uma escultura do Padre Cícero, como gesto simbólico e afetivo.

O titular da SEDECI, Wilson Soares, afirma que o município tem um compromisso com a geração de renda e a empresa cresce substancialmente.

Wilson, afirma que a empresa injetou no ano passado cerca de R$ 90 milhões entre salários e impostos. "A AeC é a maior empresa do Juazeiro e pretende chegar até oito mil novos empregos no final do ano", complementa.

O governador Elmano de Freitas marcou presença no momento e finalizou o momento de honra, afirmando que o momento era, acima de tudo, uma conquista para a população do Cariri. O governador celebrou, também, as grandes representações de mulheres e jovens de ensino público que integram o ambiente corporativo, que somam mais de 60% de todos os efetivos.

Estiveram presentes membros do secretariado municipal, figuras políticas de municípios diversos do Cariri, vereadores municipais, gestores do Ministério do Trabalho, Banco do Nordeste, dentre outros.

#Desenvolvimento 05/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro está entre os 40 municípios selecionados para “Projeto Brasil Sustentável”

Juazeiro do Norte é um dos 40 municípios brasileiros selecionados para o "Projeto Brasil Sustentável". A iniciativa é da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Confederação das Associações Comerciais Brasileiras (CACB). Como objetivo principal, promover o desenvolvimento econômico e sustentável.

O projeto acontece por meio de uma atividade integrativa, com foco na criação de uma cadeia sustentável. São realizadas duas atividades paralelas: de um lado, os microempreendedores são capacitados para produção e comercialização de forma mais sustentável; e de outro, estimulados a optar por compras mais sustentáveis, que, por sua vez, podem ser supridas pelos produtos oriundos do comércio e indústria locais.

Para Eraldo Oliveira, superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju), essa notícia é um ganho para o município, pois unifica economia e sustentabilidade em uma mesma via. Ao mesmo tempo, fortalece a parceria entre os municípios e os micro e pequenos empreendedores locais.

Segundo Wilson Soares, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), esse projeto, além de incentivar as empresas a adotarem perfis mais sustentáveis, também valoriza aquelas que já trabalham com a indústria reversa no município. "Nós temos diversas empresas que já trabalham com essa lógica da indústria reversa, entretanto, nem sempre elas são valorizadas pelos seus feitos. Neste sentido, o projeto possibilitará que o nosso município implemente políticas e desenvolva selos verdes para reconhecer essas empresas de alguma forma, oferecendo benefícios para, assim também, estimular as demais a participarem desse processo de sustentabilidade. Dessa forma, Juazeiro se tornará um exemplo para outros municípios", enfatizou o secretário.

#Desenvolvimento 20/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Empresas de Juazeiro do Norte têm até o dia 31 de março para pagarem Alvará de Funcionamento

As empresas sediadas em Juazeiro do Norte têm até o próximo dia 31 de março para efetuarem o pagamento do Alvará de Funcionamento, conforme estabelecido no Código Tributário Municipal.

O Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pode ser solicitado, através do site da Prefeitura, no Portal do Contribuinte ou, presencialmente, no setor de Atendimento Tributário, no Vapt Vupt.

Os valores do Alvará variam e são proporcionais à natureza da atividade comercial, ao tamanho da empresa, seu faturamento e as dimensões físicas das instalações.

Empresas que funcionam sem o alvará de licença estão sujeitas a multas, tendo em vista que essa ação fere as obrigações fiscais acessórias. O valor da multa é ajustado anualmente.

#Desenvolvimento 15/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sala do Empreendedor e Ouvidoria integram ações no Dia do Consumidor

A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL realizou, nesta sexta-feira, 15, inúmeras ações gratuitas, de acesso à informação e de lazer para a população juazeirense, na Praça Padre Cícero. Dentre as ações, estiveram a Sala do Empreendedor, com atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI, e a Ouvidoria do município.

A Sala do Empreendedor esteve realizando cadastros para Microempreendedores Individuais, atualização de CNPJ, declarações anuais, formalização e agendamentos. A Ouvidoria esteve fazendo o trabalho de acolhimento à comunidade, ouvindo anseios e reclamações, também aplicando formulário de pesquisa de satisfação sobre a Feira da Empregabilidade, que estava acontecendo ao lado da Praça, na Escola de Saberes Daniel Walker.

A presidente da CDL Juazeiro, Zenilda de Senna, informou que o dia é de celebração e envolveu diversos parceiros para a concretização. O secretário da SEDECI, Wilson Soares, acrescentou que momentos de lazer são essenciais ao consumidor, que é responsável pelo desenvolvimento da economia.

Alguns parceiros da ação são Sebrae, SENAI, Senac, Estácio, Cajuína e OAB Juazeiro do Norte.

#Desenvolvimento 15/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO 1ª Feira da Empregabilidade finaliza com mais de 1.300 cidadãos inscritos

A 1ª Feira da Empregabilidade, que aconteceu nos dias 14 e 15 de março, na Escola Daniel Walker, uniu 1.304 cidadãos de Juazeiro do Norte, região do Cariri e de outros estados, inscritos em formulário. A ação foi pioneira no município, realizada pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI e Desenvolvimento Social e Trabalho - SEDEST.

Com 32 empresas parceiras, cerca de 650 empregos foram ofertados, de todos os segmentos trabalhistas, como indústria, comércio e serviços. Houve, ainda, o apoio da Unileão, CDL, OAB Subseção Juazeiro do Norte, SENAI, SINE/IDT, SENAC, SESC, SEBRAE, SESI, SEST/SENAT, SINDLOJAS CE e SINDINDÚSTRIA.

A estudante Jossilane Magalhães, afirma que a inserção na Feira trouxe expectativas de se realocar no mercado de trabalho. Suas áreas de procura na "roda de empregabilidade" foram setor administrativo e atendimento ao cliente. "É bastante interessante o evento, é uma ótima oportunidade para quem quer conseguir um emprego", pontua.

O titular da Sedeci, Wilson Soares, destacou que foi realizado um mapeamento no setor produtivo de Juazeiro, para então chegar nas vagas que seriam ofertadas para a população. Dentre os inscritos, 75% eram pessoas do município. As demais estavam espalhadas nos outros 26 municípios do Cariri, inserindo, também, o município de Exu, em Pernambuco. "Estamos juntando a necessidade das empresas em trazer empregabilidade com a necessidade do cidadão em trabalhar", conclui.

Vale ressaltar que, ao início da contabilização das vagas e pessoas credenciadas, haviam 454 postos oferecidos pelas companhias parceiras para os inscritos. Além das seleções feitas pelas empresas presentes, foram oferecidos diversos serviços, como impressão de currículos, palestras, orientações e rodas de conversa.

#Desenvolvimento 14/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO 1ª Feira da Empregabilidade tem intensa procura por vagas de emprego

Iniciativa da Prefeitura de Juazeiro do Norte, através das secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho-SEDEST e de Desenvolvimento Econômico-SEDECI, a 1ª Feira da Empregabilidade começou as atividades nesta quinta-feira, 14, na Escola de Saberes Daniel Walker. O evento registrou bastante movimento e uma intensa procura dos participantes pela vagas de emprego disponíveis. A programação segue até esta sexta, 15, aberta de 8h às 16h.

A 1ª Feira da Empregabilidade de Juazeiro do Norte está disponibilizando 650 vagas de trabalho, através de 27 empresas parceiras. Além das seleções, foram oferecidas palestras, impressão de currículos, orientações e rodas de conversa.

Credenciada no evento, a senhora Lúcia Vidal comentou o significado dessa oportunidade. "Estou à procura dessa chance de trabalhar, pois estou desempregada desde dezembro. Fico esperando que essa seja a minha oportunidade pra trabalhar". Lúcia ainda classifica a Feira como um terreno fértil para profissionalização e entrada no mercado de trabalho. "É muito bom ter uma Feira dessa na nossa cidade. Quero trabalhar como Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Cozinha, áreas que eu tenho experiência. Já deixei meu currículo em várias empresas e agora é só esperar e torcer", diz.

O Prefeito Glêdson Bezerra prestigiou a solenidade de abertura e disse ser "um momento histórico para a cidade, onde a Prefeitura, junto com muitos parceiros e várias empresas, oferecem oportunidades de emprego para a nossa população. São 650 postos de trabalho ofertados, já temos mais de 900 pessoas cadastradas de Juazeiro do Norte, da região do Cariri e, inclusive, de outros estados. Portanto, é uma grande culminância dos programas que nós temos de capacitação permanente dos nossos profissionais, das pessoas que buscam sua inserção no mercado de trabalho", declara o gestor.

A secretária da Sedest, Josy Lima, ressaltou o trabalho das duas pastas e abordou o volume expressivo de pessoas que participaram do primeiro dia de evento. "Uma parceria muito importante entre a SEDEST e a SEDECI para viabilizar essa Feira, duas Secretarias que estão muito envolvidas na economia do município. Tem muita gente aqui na Escola de Saberes, muita gente vindo, credenciando-se. Gente que está aqui conhecendo, visitando, conversando com as empresas e, com isso, a Prefeitura cumpre o objetivo de fazer nossa economia se desenvolver mais".

Além das empresas, a Prefeitura contou com o apoio do Sistema S, composto pelo SESC, SENAI, SEST/SENAT, SINE/IDT e SEBRAE.

#Desenvolvimento 11/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO 1ª Feira da Empregabilidade oferece 454 vagas de emprego

A 1ª Feira da Empregabilidade de Juazeiro do Norte disponibilizará 454 vagas de emprego na "rodada da empregabilidade", que une 25 empresas de todos os setores trabalhistas. O evento acontecerá nos dias 14 e 15 de março, na Escola de Saberes Daniel Walker, localizada na Rua Padre Cícero, n°376, Centro, das 8h às 16h.

Iniciativa da Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho - SEDEST e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI, a Feira também traz o importante suporte do SEST/SENAT, SENAI, SESI, SESC e SEBRAE.

Além dos encaminhamentos para vagas de trabalho, o evento terá a promoção de oficinas, formações e palestras gratuitas para estimular o desenvolvimento profissional e emocional do trabalhador.

O cronograma inicia no dia 14, com a oficina "A importância do equilíbrio emocional como fator de empregabilidade", às 8h30, com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SEST/SENAT. Às 14h30 as temáticas abordadas serão "Como participar de um processo seletivo da Unileão", seguido de "Direitos e deveres do empregado a OAB".

No dia 15, o momento começa com o tema "Do currículo à entrevista: um guia prático para se destacar no processo seletivo", com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho - SINE/IDT, seguido da roda de conversa "Que tipo de profissional a indústria, comércio e transporte procuram?", com SENAI, SENAC E SEST/SENAT. Finalizando, acontece a palestra "Competências do futuro: como desenvolver essas habilidades", também com SEST/SENAT.

As inscrições estão abertas até esta quarta-feira, 13, através do link abaixo:

#Desenvolvimento 07/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Feira da Empregabilidade abre inscrições para palestras e oficinas gratuitas

A Feira da Empregabilidade, que acontece nos dias 14 e 15 de março, está com inscrições abertas em formulário online, até a próxima quarta-feira, 13. Serão oficinas e palestras gratuitas, com foco na geração de empregos e o perfil de profissionais do mercado de trabalho. O evento será sediado na Escola da Saberes Daniel Walker, das 8h às 16h. O público poderá, ainda, se inscrever presencialmente, durante a programação.

A Feira é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho - Sedest. No dia 14, o cronograma inicia com a oficina "A importância do equilíbrio emocional como fator de empregabilidade", às 8h30, com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SEST/SENAT. Às 14h30 as temáticas abordadas serão "Como participar de um processo seletivo da Unileão", seguido de "Direitos e deveres do empregado a OAB".

No dia 15, o momento começa com o tema "Do currículo à entrevista: um guia prático para se destacar no processo seletivo", com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho - SINE/IDT, seguido da roda de conversa "Que tipo de profissional a indústria, comércio e transporte procuram?", com SENAI, SENAC E SEST/SENAT. Finalizando, acontece a palestra "Competências do futuro: como desenvolver essas habilidades", também com SEST/SENAT.

A Feira da Empregabilidade ofertará, além disso, a "rodada da empregabilidade", que será feita com empresas que buscam abrir novas vagas de empregos para perfis específicos, além de outros serviços como consulta gratuita de SPC.

As inscrições estão disponíveis no link abaixo:

#Desenvolvimento 05/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Loja "EmpoderaEla" recebe empreendedoras do projeto "Marias do Juá" no Cariri Shopping

Em celebração ao empreendedorismo feminino, o Cariri Shopping sedia, até o próximo domingo, 10, a campanha "EmpoderaEla". A iniciativa traz, este ano, 14 lojas de empreendedoras mapeadas pelo "Marias do Juá", projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro - Sedeci. A loja está aberta das 10h às 22h.

Com artesanato diverso, entre brincos, colares, objetos em crochê, bonecas de pano, roupas feitas à mão, dentre outras peças, as "Marias do Juá" estão vendendo seus produtos dentro do mall do Cariri Shopping de forma gratuita, gerando sua própria renda.

A ação é uma campanha anual, que acontece em diversos shoppings da rede Allos. De acordo com o Shopping, essa rede é responsável por plataformas inovadoras de serviços, entretenimento, lifestyle e compras em toda América Latina.

#Desenvolvimento 01/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sala do Empreendedor marca presença em Encontro Regional

A Sala do Empreendedor de Juazeiro esteve presente, nessa quarta-feira, 28, no "Encontro Regional dos Agentes de Desenvolvimento - ADs e Planejamento Estratégico 2024", no município de Iguatu. A convite do Sebrae Centro-Sul, a agente de Desenvolvimento, Nilda David, apresentou os serviços de inovação e parcerias da Sala.

Foram repassadas, também, informações sobre a inscrição no Selo Sebrae de Referência em Atendimento 2024, fortalecendo o compromisso com a qualidade e a excelência no serviço prestado. A Sala do Empreendedor de Juazeiro é referência no selo, pela segunda vez consecutiva.

O evento contou com a presença de secretários do município de Iguatu, e de agentes de Desenvolvimento da Região Centro-Sul. O coordenador Estadual da Unidade de Gestão do Sebrae, Alan Girão, também fez considerações sobre a inscrição do Selo Sebrae de Referência em Atendimento 2024 e Analistas e Gestores do Sebrae Centro-Sul.

#Desenvolvimento 22/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prefeitura lança primeiro painel do Observatório da Economia da Região Metropolitana do Cariri

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro - Sedeci lançou, nesta quinta-feira, 22, o painel do Observatório da Economia de Juazeiro do Norte, com dados econômicos da Região Metropolitana do Cariri. O boletim informativo apura o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, com análises do mercado de trabalho local.

A partir da diretoria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo da Sedeci, as análises são separadas pelos painéis sobre abertura e fechamento de empresas. Existe, ainda, a possibilidade de conferir as informações do censo a partir de 2010, e do PIB do Cariri com início em 2002, incluindo os municípios de Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Jardim. São detalhadas questões de admissões, desligamentos e saldos de empregos.

Outras bases de dados abertos são utilizadas como a Receita Federal, IBGE e novo CAGED. O painel objetiva facilitar o acesso, em apenas uma plataforma, de pesquisadores, estudantes e sociedade civil interessados nas temáticas. "Esse é o primeiro painel que facilita as fontes sobre a economia empregatícia da região metropolitana do Cariri", afirma Daniele Cruz, diretora de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

O painel está disponível no link abaixo:

#Desenvolvimento 21/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Evento "Imersão Moda + Cariri" fomenta acesso aos mercados e exportação do polo calçadista de Juazeiro
Em fomento ao desenvolvimento do polo calçadista, aconteceu nessa terça-feira, 20, o "Imersão Moda + Cariri". Na sede do Sebrae, o evento uniu inovação, oficinas e diálogo sobre o futuro da moda para empresários da região. Participaram empresas do México e do Peru, que compram os produtos exportados de Juazeiro do Norte.

A iniciativa é fruto de parceria da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI, Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos - ASSINTECAL, SindIndústria, Sistema Fiec e Sebrae, que já desenvolvem o projeto "Desenvolvimento da Moda". Este, por sua vez, facilita às empresas de todos os portes acesso aos mercados.

O momento contou com o diálogo do evento nacional 'Inspiramais', que aconteceu em janeiro deste ano, e uniu mais de 20 empresários do calçado de Juazeiro, além da participação do Instituto SENAI de Tecnologia.

De acordo com o titular da SEDECI, Wilson Soares, a exportação de Juazeiro aumentou 62% em 2023, além dos 450 novos postos de trabalho na indústria. "O projeto Desenvolvimento da Moda, com foco no polo calçadista, vem dando certo. Estão  acontecendo excelentes resultados em toda a região", afirma.

A facilitadora do Sebrae Cariri, Elizângela Andrade, destaca que o polo calçadista é uma prioridade para o órgão. "Ações de inovação e gestão de empresas são necessárias para que o setor fique cada vez mais competitivo", conclui.

Abelito Sampaio, presidente do SindIndústria, afirmou que a imersão dos empresários nos projetos de facilitação aos mercados "possibilitou desdobramentos para ações , também, na Colômbia". Hoje, os empresários do polo calçadista possuem um cronograma em participação de eventos nacionais e internacionais.
#Desenvolvimento 16/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sala de Apoio ao Trabalhador Juazeirense atende Telecentro Pedrinhas
Em mais uma ação do projeto itinerante Sala de Apoio ao Trabalhador Juazeirense, o Telecentro Pedrinhas recebeu o programa de incentivo à qualificação profissional e emprego, nessa quinta-feira, 15.

Na atividade, foram oferecidos palestras, confecção de currículos, banco de dados para o Programa 'Jovem Aprendiz' e encaminhamento para vagas de emprego no SINE.

O público participante comprovou, novamente, a adesão da população ao projeto. Ao todo, 80 pessoas participaram das palestras. 40 currículos foram designados para o banco de dados do Jovem Aprendiz, 15 encaminhamentos feitoa para vagas de emprego no SINE/IDT, 4 atendimentos para MEI, 30 currículos confeccionados e 20 currículos destinados a demais órgãos focados na empregabilidade.

A próxima edição itinerante do projeto será realizada dia 16  de abril, no Telecentro do Polo de Convivência Social, bairro Frei Damião.
#Desenvolvimento 16/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Mutirão de Declaração Anual acontecerá todas as segundas na Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro - SEDECI, iniciará, a partir desta segunda-feira, 19, o mutirão de Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual - DASN. A ação acontecerá todas as segundas, até o dia 31 de maio, prazo final da entrega.

A Declaração Anual é referente ao calendário de 2023. O MEI que possui cadastro deve preencher o relatório, ainda que não tenha obtido faturamento, informando a renda bruta. A ação é necessária para regularizar a situação de pequenos negócios junto à Receita Federal, além de facilitar acesso aos direitos, benefícios, serviço de emissão de nota fiscal e registro legal do seu negócio junto aos órgãos de fiscalização.

Os agendamentos estão disponíveis através do número de Whatsapp (88) 8878-0095.

#Desenvolvimento 15/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro tem aumento de quase 9 mil novos postos de trabalho formal em três anos
De janeiro de 2021 a dezembro de 2023, Juazeiro do Norte aumentou o número do estoque de empregos em 8.890 vagas, representando o aumento de 22%. A média anual de novos postos de trabalho, nos últimos três anos, é de 2.963. O município encerrou o último ano com o número geral de 48.181 vagas no estoque. 

A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, com mapeamento realizado pelo Observatório da Economia de Juazeiro do Norte, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI.

O titular da SEDECI, Wilson Soares, afirmou que além do setor de serviços na geração de empregos, o setor industrial tem retomado com dados positivos. "Temos uma expectativa muito grande neste ano, negociamos uma expansão de uma grande empresa Call Center. Todos os empregos dessa negociação serão gerados em 2024", destaca.
#Desenvolvimento 14/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sala do Empreendedor realiza serviços na Sala de Apoio ao Trabalhador nesta quinta, 15

A Sala do Empreendedor, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI estará, nesta quinta-feira, 15, na Sala de Apoio ao Trabalhador Juazeirense. Os serviços serão ofertados de 9 às 11h30, no Telecentro CEU, no bairro Pedrinhas.

No local, serão ofertados atendimentos voltados aos Microempreendedores Individuais ou pessoas que queiram abrir o CNPJ MEI, além de emissão de boletos, declaração anual e parcelamento.

O atendimento também ocorre de segunda a sexta, na sede da SEDECI. Pode ser agendado, através do número de WhatsApp (88) 8878-0095, com atendimento virtual, que funciona 24 horas, através da atendente de inteligência artificial, marIA.

#Desenvolvimento 05/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro do Norte garante 1° lugar com empresas ativas do interior do Ceará

Em mais uma aparição no topo do ranking do desenvolvimento econômico, Juazeiro do Norte liderou o primeiro lugar de empresas ativas no interior do Estado do Ceará, com 22.869, em 2023. Somente no último ano, 3.415 novos estabelecimentos foram abertos no município.

Os números foram mapeados pelo Observatório da Economia de Juazeiro do Norte, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI, através da Receita Federal. É destacado, também, o estoque de 48.262 empregos formais, também no ano passado.

Nos últimos três anos, mais de 15 mil empresas foram atendidas na Sala do Empreendedor. Ao que se refere ao gênero, 8.634 homens foram mapeados, enquanto 6.844 mulheres estão presentes no quantitativo. A representação é de 56% e 44% do número geral, respectivamente.

#Desenvolvimento 02/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Empresas podem solicitar retorno ao Simples Nacional até hoje, dia 2
As empresas que comprovaram regularidade fiscal até 31 de janeiro deste ano têm até às 23h59 desta sexta-feira, 2, para solicitar o retorno ao regime do Simples Nacional. A solicitação deve ser feita por meio do Portal de Requisições, na opção 'Recurso ao Indeferimento do Simples Nacional 2024'. Desde o início de janeiro, o fisco de Juazeiro do Norte tem recebido os recursos das empresas identificadas na malha fiscal do Simples Nacional, através do portal de requisições no site da Prefeitura. 

O mapeamento das empresas em pendência ocorreu a partir do cruzamento de dados com a Receita Federal e do envio de notificação de regularidade pelo Domicílio Tributário Eletrônico. Segundo o Coordenador de Fiscalização e Auditoria da Secretaria de Finanças de Juazeiro do Norte (SEFIN), Marcos Teles, até o momento, a ação tem sido bem-sucedida, pois as empresas têm buscado regularizar sua situação fiscal. 

O processamento final das análises para o retorno ao Regime do Simples Nacional está programado para até o dia 9 de fevereiro, conforme o cronograma da resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), órgão responsável por definir os parâmetros do regime em território nacional.
#Desenvolvimento 22/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prefeitura parabeniza SENAI por 82 anos de atuação nacional

A Prefeitura de Juazeiro do Norte celebra e parabeniza o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, pelos 82 anos de inovação, desenvolvimento e articulação, que, em parceria, transforma o município e todo o país.

O SENAI é uma instituição que desempenha um papel fundamental na qualificação profissional. Atualmente, é um dos principais agentes que fortalecem o empreendedorismo, com formalização e cursos em Juazeiro do Norte.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação também expressa, nessa significativa data, profunda gratidão pelo comprometimento e pela dedicação contínua do SENAI em promover a excelência na educação técnica, profissional e impacto positivo na comunidade, impulsionando o crescimento econômico.

#Desenvolvimento 19/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Empresas de Juazeiro participarão de evento nacional e ação inédita no Polo Calçadista

O projeto "Desenvolvimento da Moda", iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI, em parceria com Sebrae e SindIndústria, focada no resgate do Polo Calçadista, está levando uma comitiva composta por 15 empresários e quatro expositores de Juazeiro do Norte ao evento nacional "INSPIRAMAIS". O evento acontece nos dias 23 e 24 de janeiro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul - FIERGS.

Dentre os participantes estão destacadas empresas de médio e pequeno porte que, no dia 22, integrarão um projeto inédito de acesso ao mercado. A ação será dividida em dois momentos, primeiro a imersão de 14 horas em visitas técnicas às indústrias fabricantes de insumos e componentes do Centro Tecnológico do Calçado em Novo Hamburgo, uma das principais localidades de industrialização de calçados e seus insumos do país. No roteiro também está prevista uma visita em uma Agência de exportação.

As empresas contam com o apoio da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos - ASSINTECAL, Sebrae, Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região - SindIndústria para sua integração no evento.

O projeto "Desenvolvimento da Moda" vem promovendo a integração dos produtores de calçados em eventos internacionais, contribuindo, significativamente, para o aumento do desempenho na comercialização. A expectativa do "INSPIRAMAIS" é apresentar, semestralmente, o lançamento de mais de mil materiais desenvolvidos nos segmentos de calçados, confecção, móveis e bijuterias, visando trazer inovação e sustentabilidade para o setor da moda.

#Desenvolvimento 22/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Telecentros realizam entrega de 209 certificados de cursos profissionalizantes
#Desenvolvimento 29/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sala do Empreendedor de Juazeiro é Selo Ouro Sebrae pela segunda vez consecutiva

A Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI foi, mais uma vez, "Selo Ouro" de referência em atendimento. A premiação ocorreu no "5° Encontro de Agentes de Desenvolvimento", promovido pelo Sebrae Ceará, nessa terça-feira, 28, em Fortaleza. Na oportunidade, aconteceu também o lançamento do "Prêmio Prefeitura Empreendedora", que será entregue no próximo ano.

A Sala do Empreendedor é um trabalho de referência, que oferta serviços, mentorias e consultorias aos microempreendedores individuais. Recentemente, a SEDECI disponibilizou, também, um atendimento virtual de inteligência artificial, intitulado "marIA", que funciona 24 horas, através do número de WhatsApp (88) 98878-0095.

O titular da Sedeci, Wilson Soares, deu ênfase à política de qualidade que está sendo ofertada através da gestão pública municipal. "Estamos proporcionando o desenvolvimento da economia e das atividades econômicas presentes", afirmou.

A agente da Microempresa, Nilda David, está à frente da Sala do Empreendedor, e também fez uma apresentação. "Todo o trabalho está condicionado ao empreendedor. Cada vez mais queremos entregar mais serviço e qualidade", destacou.

#Desenvolvimento 14/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro é finalista do prêmio estadual ‘Band Cidades Excelentes'
#Desenvolvimento 13/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sedeci realiza pré-lançamento de atendimento inovador no Siará Tech Summit
#Desenvolvimento 01/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro do Norte lidera 55% do saldo de empregos no Cariri

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, referentes a setembro deste ano, colocam Juazeiro do Norte novamente no topo do saldo de empregos. De 853 postos na região do Cariri, o município obteve um crescimento considerável de 472, representando 55,33% do total.

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, apurada pelo Observatório da Economia de Juazeiro do Norte - OBEJN, detalha o saldo de empregos por setor, sendo 95 na Indústria de Transformação; 130 no Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas e, ainda, 169 referentes às Atividades Administrativas e Serviços Complementares.

Os setores de Alojamento, Alimentação, Artes, Cultura, Esporte e Recreação são apontados como contribuintes positivos. O nível educacional dos grupos com "Médio Completo" se sobressaiu, com saldo de 383 pessoas, incluindo, também, o impacto positivo do nível superior completo e incompleto, com 35 e 31 empregos, respectivamente.

Ao que se refere à raça e etnia, a identificação de "Pardo" aparece com o saldo representativo de 267, já entre brancos o número é de 92, finalizando com 47 pessoas autodenominadas pretas.

#Desenvolvimento 27/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prefeito Glêdson Bezerra é nomeado “Prefeito Inovador 2023” pelo Fórum de Cidades Inteligentes e Digitais

O Prefeito Glêdson Bezerra foi homenageado pelo Fórum de Cidades Inteligentes e Digitais de Fortaleza, nessa quinta-feira, 26, com o prêmio "Prefeito Inovador 2023", organizado pela Rede Cidade Digital, por ações desenvolvidas de fomento à tecnologia, empreendedorismo e educação, em Juazeiro do Norte. Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Wilson Soares, esteve representando o Município.

Com a palestra "A tecnologia e inovação nos serviços públicos para qualidade de vida", Wilson destacou as principais ações que vêm sendo desenvolvidas em tecnologia, como os projetos da educação no "Educa Juazeiro", como a Fábrica de Robôs, Escola do Futuro, Laboratório de Matemática e o projeto "Educação Infantil na Palma da Mão", que desenvolve experiência com o uso de tablets para crianças da Educação Infantil.

O titular destacou, também, as iniciativas que são desenvolvidas pela Sedeci, como os projetos "Sapateiro do Amanhã" e o Centro de Inovação e Tecnologia do Cariri, em parceria com a Universidade Regional do Cariri - URCA; a Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, e o projeto Integra, em parcerias com as Universidades. Além disso, foi pontuada a formação do Núcleo de Tecnologia da Informação de Juazeiro, estruturação física de maquinários da Saúde. "Esse é o resultado que o investimento em tecnologia vem trazendo na gestão pública", afirmou Wilson.

Glêdson manifestou alegria com o prêmio e afirmou que a gestão, desde o ínicio, segue desenvolvendo projetos para o fomento da tecnologia, destacando a distribuição recente de notebooks para todos os professores efetivos de ensino. "Distribuímos 1.500 tablets para as crianças terem acesso desde o início, orientados pelos professores. Colocamos 1.600 computadores nos laboratórios de informática das escolas, assim como colocamos computadores e smartphones em todos os PSFs", ponderou o prefeito.

#Desenvolvimento 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro do Norte é a cidade do interior do Ceará que mais gerou empregos em 2023

Juazeiro do Norte se tornou a cidade do interior do Ceará que mais gerou empregos. Os dados, levantados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, do Governo do Estado, apontam que, até agosto deste ano, o município obteve mais de 13 mil admissões.

Os dados locais foram trabalhados pelo Observatório da Economia de Juazeiro do Norte - OBEJN, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci, que apontam o crescimento de 525 empregos apenas no mês de agosto. Foram 188 no âmbito de serviços, 171 no comércio, 154 na indústria e 12 na construção civil.

Segundo a Sedeci, o município está em segundo lugar em todo o Ceará, ao que se refere ao desenvolvimento, ficando atrás apenas da capital, Fortaleza.

#Desenvolvimento 14/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sedeci e Senai entregam equipamentos restaurados para Associação de Lapidários

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai realizou a restauração de maquinários da Associação de Lapidários, Artesãos Minerais e Ourives da Região do Cariri - Alamoca. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro - Sedeci, foram entregues, nesta quinta-feira, 14, na sede do Senai, 10 equipamentos de facetamento, de polimento e corte, e de lixas.

As máquinas estavam paradas há anos e, agora, estão sendo devolvidas para a reutilização por parte da associação com manutenção de pintura, parte elétrica e acionamento. A Alamoca foi fundada em Juazeiro do Norte e existe há 22 anos. Atualmente, 26 integrantes compõem a equipe, parte dos municípios de Missão Velha, Brejo Santo, Várzea Alegre e Iguatu.

Com as turmas de Eletromecânica, o gerente de Unidade de Negócios do Senai, Maurício Barreira, afirma que toda a revitalização maquinária está completa. "Restauramos as engrenagens, as polias, estrutura mecânica, refizemos a instalação elétrica e elas estão funcionando regularmente. É um motivo de muita alegria ter contribuído", ressalta.

De acordo com o titular da Sedeci, Wilson Soares, o intuito da ação é resgatar a associação para um melhor desenvolvimento do trabalho. "A associação realiza cursos e capacitações para lapidários, há décadas. Tem um trabalho fantástico sendo realizado em Juazeiro e toda a região do Cariri", afirma.

A presidente da Alamoca, Mônica Bezerra, relatou que sem o funcionamento dos maquinários, a situação se agravou, principalmente, nos últimos dois anos de pandemia de Covid-19, mas que, "felizmente, agora vamos organizar, colocar projetos e fazer parceria com a Prefeitura". Mônica agradeceu também a parceria com o Centro de Cultura Mestre Noza.

A Sedeci tem a perspectiva de realizar, posteriormente, projetos voltados ao público de lapidários, bem como artesãos e ourives.

#Desenvolvimento 06/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Representantes da Sala do Empreendedor recebem capacitação

O Sebrae realizou, na última sexta, 1º, encontro regional com os Agentes de Desenvolvimento do Cariri, dentre eles, representantes de Juazeiro do Norte. A capacitação aconteceu na nova sede do Sebrae.

O principal objetivo foi proporcionar integração no desempenho das Salas do Empreendedor de toda a região. Foram abordados tópicos de alinhamento das Ferramentas do Sebrae, além da oficina "MasterClass Rede Estendida de Atendimento Cariri" e, ainda, informações sobre o Selo Sebrae.

O momento contou com a presença dos consultores do Sebrae, Luis Feitosa e Silvia Oliveira, a analista do Sebrae, Maria do Carmo Costa, a articuladora regional do Sebrae, Elizângela Andrade, e da agente territorial, Helena Oliveira.

A Sala do Empreendedor de Juazeiro está localizada na Rua 15 de Novembro, S/N, Bairro São Miguel.

#Desenvolvimento 04/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro é o único do Estado a conquistar o programa Previdência Sustentável

Juazeiro do Norte foi contemplado com o programa Previdência Sustentável, da Confederação Nacional dos Municípios - CNM, para avaliação da Previjuno. Apenas 60 vagas foram disponibilizadas para os 5.568 municípios do Brasil e, no Estado do Ceará, Juazeiro é o único que garantiu participação.

Desde o início do ano, o município atuou para se habilitar ao programa, inclusive com a anuência do Poder Legislativo. O projeto contempla o município com um panorama completo sobre a saúde financeira da previdência municipal, com retrospectiva e avaliação sobre o equilíbrio futuro de gastos e investimentos.

Desde o mês de abril, o trabalho já está sendo desenvolvido pela CNM na Previjuno. No próximo dia 12 de setembro, será apresentado um relatório sobre as condições, e uma série de propostas com alternativas para as fragilidades e otimização dos potenciais que existem, hoje, no órgão.

A CNM é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, fundada em 8 de fevereiro de 1980. A entidade atua na consolidação do movimento municipalista para fortalecer a autonomia dos Municípios, a partir de iniciativas políticas e técnicas que visem excelência na gestão e qualidade de vida para a população.

#Desenvolvimento 04/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sedeci disponibiliza boletos de empréstimo do Ceará Credi

Em parceria com o Programa Microcrédito Produtivo (Ceará Credi), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro - SEDECI está emitindo boleto para pagamento do empréstimo.

O Ceará Credi é um programa vinculado ao Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará - ADECE, que tem por objetivo ampliar oportunidades de trabalho e renda para microempreendedores, trabalhadores autônomos, formais e informais, e agricultores familiares, por meio da disponibilização de crédito produtivo orientado, capacitação empreendedora e educação financeira.

A sede da Sedeci está localizada na Rua 15 de Novembro, S/N, bairro São Miguel, com funcionamento de segunda a sexta, de 8 às 12h e 13h às 17h. Mais informações são disponibilizadas pelo número de WhatsApp (88) 98878-0095.

#Desenvolvimento 31/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sedeci participa de instalação de nova empresa em Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro - SEDECI participou, nesta quinta-feira, 31, do evento de instalação da empresa BIONOVA, no município.

De acordo com a SEDECI, a BIONOVA chegou em Juazeiro com a perspectiva de ampliar a oferta de serviços em energia fotovoltaica.

As principais sedes da BIONOVA estão localizadas no Paraná e Mato Grosso.

#Desenvolvimento 29/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Expansão de empresa Call Center ofertará 3 mil novos empregos em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro do Norte firmou, nessa segunda-feira, 28, parceria com o Governo do Ceará e a AeC Contact Center, na assinatura de um Memorando de Entendimento - MoU, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A empresa irá investir R$ 25 milhões no município, e será expandida para atuar no antigo prédio do Sebrae, com perspectiva inicial de mil empregos.

A parceria surgiu por iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro - SEDECI, que articulou juntamente à empresa um protocolo assinado com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará.

O titular da SEDECI, Wilson Soares, afirmou que a geração de novos empregos é uma realização para o município, que tem o compromisso de gerar mais 3 mil novas vagas para o desenvolvimento econômico. "Temos a expectativa de a AeC se transformar na maior geradora de empregos aqui, com 10 mil", afirmou.

O Prefeito Glêdson Bezerra deu ênfase à articulação da SEDECI na expansão do novo espaço para a empresa. O gestor apontou, também, a articulação com o diretor de negócios da Agência de Desenvolvimento do Ceará- Adece, Rafael Branco, e o deputado Fernando Santana. "Hoje, a AeC, já gera mais de 4.500 empregos, a expectativa é continuar expandindo. O governo do Estado entendeu a importância do tema e estamos com expectativas de gerar mais empregos na região", afirmou Glêdson.

O presidente da AeC, Raphael Duailibi, deu destaque ao resultado que Juazeiro do Norte vem trazendo nos 10 anos da empresa e destacou a oportunidade de atuação conjunta. "A participação da gestão municipal é chave, é uma gestão que entende o setor privado, nos dá as condições para, de fato, dar a oportunidade de emprego", afirmou.

Na visita à antiga sede do Sebrae, onde ficará a empresa, estiveram presentes o secretário de Infraestrutura, José Maria Pontes e o titular da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - AMAJU, Eraldo Oliveira. Além deles, estiveram presentes, o fundador da AeC, Antônio Guilherme Noronha, o diretor Financeiro, José Flávio Santos, e o diretor Institucional, Nelsinho Santos.

#Desenvolvimento 17/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sedeci divulga resultado preliminar da inscrição dos cursos de Excel e Microsoft Power Bi

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI divulgou, nesta quinta-feira, 17, no Diário Oficial do Município, o resultado preliminar do Edital n° 03/2023, dos cursos de Excel e Microsoft Power Bi. Os candidatos indeferidos devem solicitar recurso em até dois dias.

Através do projeto Observatório da Economia de Juazeiro do Norte, o chamamento público é destinado a pessoas residentes no Município, com idade mínima de 18 anos, e que esteja matriculados ativamente em cursos de graduação e pós-graduação. É necessário apresentar RG; CPF; comprovante de residência e de escolaridade.

A Sedeci está localizada na Rua 15 de Novembro, S/N, bairro São Miguel. Mais informações são disponibilizadas pelo número de WhatsApp (88) 98878-0095.

O resultado está disponível no link abaixo.

#Desenvolvimento 17/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Projeto Sapateiro do Amanhã contempla empresas de calçados

O projeto "Sapateiro do Amanhã" terá início na próxima segunda-feira, 21, com término previsto para novembro. Com participação voluntária, 10 empresas assinaram o Termo de Compromisso de apoio aos microempresários de Juazeiro do Norte.

Idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI, em parceria com a Universidade Regional do Cariri - URCA, FIEC, SENAI e SEBRAE, a iniciativa ofertará orientação individualizada, com foco no empreendedorismo e assistência técnica.

No ano passado, a SEDECI realizou o Fórum do Sapateiro do Amanhã, que mapeou as atividades desses profissionais, com a promessa de entregar uma política e o programa de diversas formas, na gestão ou na política de produção do material. A perspectiva é ampliar o programa e impulsionar outras etapas produtivas no setor de calçados.

Neste momento, o auxílio aos microempresários de calçados será dividido em quatro etapas: visita às fábricas; observação do espaço e do processo de fabricação; diálogo com o proprietário e funcionários, e, por fim, elaboração da entrega dos projetos.

De acordo com o titular da Sedeci, Wilson Soares, o projeto se propõe a ensinar a gestão de negócios. Explica que, depois dessas fases, haverá acesso ao crédito e gestão diferenciada. "Temos certeza que vamos colher grandes frutos", destacou o secretário.

A professora Jeanne Sindrim, representando a URCA por meio do Curso de Engenharia de Produção, deu ênfase ao estagiário disponibilizado pela universidade, para realizar a consultoria. "O aluno estará saindo da teoria da engenharia de produção para a prática de acompanhar o processo dos sapateiros", afirmou.

Um dos participantes do projeto e fabricante de pequenos calçados, ateliê, fabricação e recuperação artística, José Fábio Borges, falou dos processos da sua produção. "Pego um produto que não tem mais vida e dou vida", enfatizou, entusiasmado com o que o projeto pode contribuir para o crescimento do setor.

#Desenvolvimento 11/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro recebe 8ª edição da Caripeças

De 16 a 19 de agosto, Juazeiro recebe a 8ª edição da Feira do Setor de Autopeças, Motopeças e Serviços Automotivos da Região do Cariri, a CARIPEÇAS. A feira acontece no Parque de Eventos Padre Cícero, das 18 às 22h.

Com perspectiva de movimentar 23 municípios no entorno do Cariri, a CARIPEÇAS 2023 é realizada pelo Sistema Sincopeças, Assopeças e Assomotos - SSA do Ceará, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI, com suporte da Secretaria de Cultura.

O evento conta com 17 expositores e tem previsão de, aproximadamente, dois mil visitantes a cada dia, de acordo com os organizadores. O evento também dará visibilidade às inovações do setor junto aos fabricantes, distribuidores, lojistas e donos de oficinas, com o objetivo de conexão e Networking. Serão realizadas palestras, oficinas e um showroom de novos produtos.

A novidade deste ano é o sorteio de R$ 10 mil para cada visitante que adquirir a partir de R$ 1,5 mil em produtos. O valor será revertido em outros produtos, que serão escolhidos de acordo com as empresas expositoras.

#Desenvolvimento 09/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO SEDECI abre inscrições para os cursos de Excel Avançado e Microsoft Power Bi

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro - SEDECI tornou público o Edital n° 03/2023, para inscrições nos cursos de Excel Avançado (30 horas) e Microsoft Power Bi (40 horas). As inscrições são gratuitas e vão até a próxima terça-feira, 15.

Através do projeto Observatório da Economia de Juazeiro do Norte, o chamamento é destinado ao público residente no município, que possua idade mínima de 18 anos, e que esteja matriculado ativamente em cursos de graduação e pós-graduação. É necessário apresentar RG; CPF; comprovante de residência e de escolaridade.

O resultado será publicado na quarta-feira, 16. Em caso de inscrição indeferida, o proponente pode solicitar recurso, através do e-mail: sedeci@juazeiro.ce.gov.br, ou na sede da SEDECI, na Rua 15 de Novembro, S/N, bairro São Miguel, em até dois dias.

Mais informações são disponibilizadas pelo número de WhatsApp (88) 98878-0095. As inscrições são feitas através do formulário disponibilizado no link abaixo.

#Desenvolvimento 09/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sedeci disponibiliza mentorias temáticas para fomentar o empreendedorismo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro - SEDECI está disponibilizando, na Sala do Empreendedor, mentorias individualizadas para microempreendedores individuais - MEIs. Em parceria com o Projeto Integra, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do número de WhatsApp (88) 9 8878-0095.

Por meio da Premium Consultoria, Empresa Júnior dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Cariri - UFCA, os temas ofertados das mentorias serão: Marketing Digital, Finanças e Vendas. Neste ano, também serão disponibilizadas mentorias de forma online.

Os atendimentos acontecerão todas as quintas-feiras, no período da tarde, a partir do próximo dia 17. Os agendamentos podem ser feitos, também, na sede da SEDECI, localizada na Rua São Francisco, S/N, bairro São Miguel.

#Desenvolvimento 03/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO SEDECI abre inscrições para o Projeto Sapateiro do Amanhã

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI divulga Edital de Chamamento Público nº 02/2023 para o projeto Sapateiro do Amanhã, no Diário Oficial do Município. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o próximo dia 9, para participação voluntária no projeto de apoio aos microempresários de calçados de Juazeiro do Norte.

A iniciativa, em parceria com a Universidade Regional do Cariri - URCA, visa ofertar capacitação, orientação e assistência técnica. Para inscrição são necessários: nome completo; CPF; endereço; telefone; e-mail; formação acadêmica; nome da empresa; CNPJ (se houver); tempo de atividade; número de funcionários (se houver) e produtos fabricados e/ou comercializados.

Além disso, a Sedeci ofertará orientação individualizada e personalizada sobre os aspectos técnicos, administrativos e legais; capacitação em gestão, layout, fluxograma e gerenciamento de tempo, e certificado de participação no projeto.

A sede da Sedeci está localizada na Rua 15 de Novembro, s/n, bairro São Miguel, com funcionamento de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas por meio do número de WhatsApp (88) 98878-0095

#Desenvolvimento 21/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sedeci realiza visitas técnicas no Rio de Janeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte - SEDECI esteve representada pela diretora de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, Daniele Cruz, em visita técnica na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, localizada em Niterói.

Outras instalações foram visitadas ao longo desta semana, como a Casa do Empreendedor, localizada no Shopping Bay Market, e a Secretaria de Habilitação e Regularização Fundiária, também em Niterói.

De acordo com a SEDECI, o objetivo foi trocar conhecimentos e experiências para aprimorar ações em Juazeiro do Norte. Na oportunidade, também aconteceu uma visita à Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres - CODIM, instituição que desenvolve políticas públicas para a diversidade de mulheres.

Foram apresentadas várias ações desenvolvidas pela CODIM, em reunião presidida por Yasmin Pimenta, diretora de Projetos da Codim. Algumas destas ações são de apoio às mulheres e contra a violência doméstica.

#Desenvolvimento 17/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sedeci parabeniza aprovação de mestrado acadêmico em Administração e rememora carta entregue à UFCA

A proposta de mestrado acadêmico em Administração na Universidade Federal do Cariri - UFCA foi aprovada, na última terça-feira, 12, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. De acordo com a UFCA, o funcionamento aguarda somente a homologação do Ministério da Educação.

No primeiro trimestre de 2022, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI entregou, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC, uma carta de anuência que reconhecia a necessidade do mestrado em Administração em Juazeiro do Norte. A carta foi entregue a Elias Júnior, coordenador de Inovação da UFCA.

A SEDECI relatou, à época, que um mestrado na área de Administração, dentro da categoria de Inovação, traria resultados positivos para o Município.

#Desenvolvimento 17/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Programa Dinheiro Direto na Escola disponibiliza serviços para Microempreendedores Individuais

Os Microempreendedores Individuais - MEIs de Juazeiro do Norte podem prestar serviços no Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE. O Programa propicia assistência financeira e contribuição efetiva para as melhorias de manutenção e infraestrutura física e pedagógica, na Rede Municipal de Ensino.

Para a prestação correta de contas, a direção escolar precisa de, pelo menos, três orçamentos de Microempreendedores Individuais. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI atua, então, como facilitadora no processo comunicacional e informativo para o MEI, filtrando um banco de dados com a atuação de cada profissional.

A SEDECI também auxilia o Microempreendedor Individual em orçamentos, emissão de nota fiscal e recibo para pagamentos. Para participar, o MEI deve se cadastrar através do número de WhatsApp (88) 3199-0383.

#Desenvolvimento 13/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sala do Empreendedor disponibiliza atendimentos na ExpoCrato 2023

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro - SEDECI, esteve presente no Festival ExpoCrato, com a Sala do Empreendedor. O atendimento aconteceu no stand do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará - SEBRAE/CE, dentro do Parque de Exposições, na abertura do evento.

Em parceria com o SEBRAE, a SEDECI disponibiliza atendimentos com orientações e esclarecimentos voltados aos Microempreendedores Individuais - MEIs.

O momento contou com a presença do superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, que acompanha as ações junto ao Agronegócio, Turismo, Indústria e Comércio no Cariri; e da articuladora regional, Elizângela Andrade.

Estiveram presentes, também, a agente da Microempresa, Nilda David, o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, e a superintendente estadual do BNB e representante do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, Eliane Brasil.

#Desenvolvimento 13/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro registra resultado positivo após evento do polo calçadista

A 30ª edição do Salão Internacional do Couro e do Calçado - SICC, neste ano, contou, com grande destaque, com a presença do Polo de Calçados juazeirense. Pouco mais de um mês após o evento, os empresários do segmento registraram aumento no network, além da ampliação da geração de empregos.

O Município esteve representado por 16 indústrias no SICC 2023, no stand intitulado "Polo Calçadista do Cariri Cearense". Com grande destaque nacional e internacional, a participação de Juazeiro foi impulsionada pelo projeto "Desenvolvimento da Moda", idealizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, que possui foco no polo de calçados local.

Ainda no evento, que aconteceu entre 22, 23 e 24 de maio, o número de atendimentos havia crescido. Já em julho, como relata o empresário Luciano Silveira, da L&L Indústria Calçados Componentes LTDA, a projeção é de mais 70 empregos diretos e 15 empregos terceirizados. "A participação (no SICC) nos possibilitou ficar mais conhecidos no mercado nacional e fazer negócios com novos clientes, inclusive prospectando exportações", relata Luciano.

O empresário Antônio Hélio Rodrigues, da Ramagem Couros Indústria de Artefatos de Couro LTDA, afirmou que, antes da Feira, existia uma previsão de demissão de funcionários, por conta da crise nos negócios. Após a Feira, relata, houve um aumento de demandas, e não foi preciso realizar demissões. Disse, inclusive, que foi preciso chamar parte do efetivo que estava de férias. "Bons negócios foram feitos na Feira, ficaram contatos muito bons. Começamos a contatar alguns clientes, as perspectivas são muito boas", complementa o empresário Antônio Rodrigues.

O projeto "Desenvolvimento da Moda" é realizado em parceria com o Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte e região - SindIndústria e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC.

#Desenvolvimento 04/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro receberá Feira do Setor de Autopeças, Motopeças e Serviços Automotivos

A 8ª edição da Feira do Setor de Autopeças, Motopeças e Serviços Automotivos da Região do Cariri - CARIPEÇAS foi lançada nesta terça-feira, 4, na sede do Sebrae, em Juazeiro. O evento será sediado pelo Município, no período de 16 a 19 de agosto, no Parque de Eventos Padre Cícero.

A Caripeças 2023 é uma iniciativa do Sistema Sincopeças, Assopeças e Assomotos (SSA) do Ceará, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI, contando com suporte da Secretaria de Cultura.

O Cariri representa a segunda maior frota do Ceará, com mais de 450 mil veículos, de acordo com os organizadores do evento, que destacam a representatividade econômica da Região.

A 8ª edição da Caripeças objetiva promoção, visibilidade, lançamento e inovação ao público alvo de fabricantes, distribuidores, lojistas, donos de oficinas, dentre outros segmentos. No mesmo espaço, estará reunida toda a cadeia produtiva do setor de autopeças, motopeças e serviços, com a realização de palestras, oficinas e, também, um showroom de novos produtos.

O Presidente da SSA Ceará, Ranieri Leitão, destacou que o Cariri contribui para o desenvolvimento estadual e do Nordeste. "Todo o mercado de varejo e de reparação automotiva da região estará fazendo excelentes negócios", afirma.

O Prefeito Glêdson Bezerra ressaltou a parceria na realização do Caripeças e, de acordo com o gestor, "o setor consegue se agregar em nível regional". Glêdson afirmou, também, que o evento marcará época, fortalecerá o segmento e possibilitará a geração de mais empregos.

O titular da Sedeci, Wilson Soares, deu ênfase ao objetivo de trazer inovação, melhorar a produção e o ambiente corporativo. Wilson afirmou, ainda, que a Prefeitura atuou com o Sebrae com objetivo de resgatar a Feira, que teve sua última realização em 2017. "É um ganho não só para Juazeiro, mas para todos os municípios e empreendedores que são do segmento", pontuou.

Estiveram presentes também a articuladora regional do Sebrae Cariri, Elizângela Andrade e a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte - CDL, Zenilda de Sena, além de representantes da imprensa.

#Desenvolvimento 01/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Polo Calçadista de Juazeiro inova no Salão Internacional do Couro e do Calçado 2023

Destaque na produção e exportação de calçados, Juazeiro do Norte esteve presente na 30ª edição do Salão Internacional do Couro e do Calçado - SICC, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Com 16 indústrias do município, o stand "Polo Calçadista do Cariri Cearense" representou o município e região com um formato inédito.

Em uma ilha dividida entre os participantes, o stand apresentou sofisticação e conforto, atraindo olhares dos frequentadores do evento, além de bons negócios entre expositores e visitantes. Também foi exibido, no telão do espaço, vídeo sobre o turismo na região caririense.

A ação faz parte do acesso ao mercado, vinculado ao projeto "Desenvolvimento da Moda", que possui foco no polo calçadista local. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte e região - SindIndústria, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE.

Somente no primeiro dia de exposição, o número de atendimentos - comparado às últimas edições, realizadas em outros formatos -, foi superado e registrou um aumento de negócios para as indústrias locais. A feira reuniu 350 expositores e cerca de 1.500 marcas de calçados femininos, masculinos, infantis, esportivos e acessórios, e possui uma estimativa de mais de 13 mil visitantes.

O titular da Sedeci, Wilson Soares, esteve representando o município e destacou o setor industrial do calçado como um dos responsáveis para alavancar a economia juazeirense. "Estamos em uma busca incessante pelo resgate desse polo gigante que temos", afirmou.

O Salão 2023 foi promovido pela Merkator Feiras e Eventos e é a principal plataforma lançadora da moda primavera/verão em calçados e acessórios. O evento é anual e promove qualificação calçadista com o varejo nacional e internacional, tendo como principal foco as ações de turismo, informação e negócios.

#Desenvolvimento 23/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Semana do MEI traz capacitações e oficinas gratuitas

Com intuito de formalizar Microempreendedores Individuais - MEIs juazeirenses, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI iniciou, nessa segunda-feira, 22, a Semana do MEI. O evento é totalmente gratuito e se estende até o dia 26, na Escola de Saberes Daniel Walker.

Com a presença do coordenador de Fiscalização da Secretaria de Finanças do município - SEFIN, Marcos Teles, a Semana do MEI iniciou com a oficina "Nota fiscal de serviços do MEI: Atualizações e como emitir", informando sobre a contribuição do cidadão, atendimento tributário e os canais disponíveis para recebimento de processo.

Em outro momento, estiveram presentes o delegado do Conselho Regional de Contabilidade - CRC, Antônio Quirino e o presidente da Associação de Contabilistas da Região do Cariri Cearense - ACRECE, Rodrigo Gomes, disponibilizando a oficina "Contratação de funcionário do MEI e cruzamentos fiscais".

O microempreendedor Aureliano Pinheiro, residente em Farias Brito, veio ao município para participar da formação. "As oficinas direcionam o MEI, elas ajudam no conhecimento e na regulamentação da empresa, em questão de impostos", afirmou.

Além disso, estão sendo disponibilizadas ações de crédito rápido, orientadas pelo CrediAmigo e atendimentos de Declaração Anual Simplificada, formalização do MEI, alteração de dados e parcelamento.

As inscrições ainda podem ser realizadas, através do link:

#Desenvolvimento 19/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prazo para entrega da Declaração Anual Simplificada do MEI encerra no dia 31

O Microempreendedor Individual deve realizar, até o próximo dia 31, a Declaração Anual de Faturamento ou Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). O serviço está disponível da Sala do Empreendedor, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro - SEDECI.

A Declaração Anual é referente ao calendário de 2022. O MEI que possui cadastro - ainda que não tenha obtido faturamento -, deve preencher o relatório, com a renda bruta, para regularizar a situação de pequenos negócios junto à Receita Federal, além de facilitar acesso aos direitos e benefícios.

A SEDECI traz um alerta sobre a entrega dentro do prazo, pois, após a data solicitada, o contribuinte pagará uma multa de 2% por mês de atraso, limitada a 20% sobre o valor dos tributos declarados.

A Sala do Empreendedor está localizada na sede da Sedeci (Rua 15 de Novembro, S/N, Bairro São Miguel). O agendamento acontece através do Whatsapp (88) 8878-0095.

#Desenvolvimento 12/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sala do Empreendedor participa da ação "OAB na Praça"

Em alusão ao Mês do Trabalhador, a OAB Subsecção Juazeiro do Norte, por meio da Comissão de Direito do Trabalhador, realizou, nessa quinta-feira, 11, a ação "OAB na Praça", em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI. Os atendimentos aconteceram na Praça Padre Cícero.

O evento, que contou com a presença do presidente da OAB Juazeiro do Norte, Francisvaldo Lemos, ofertou orientações jurídicas sobre direitos trabalhistas e serviços laboratoriais, com aferição de pressão e testes de glicemia. Além disso, foram disponibilizados atendimentos informativos pela Sala do Empreendedor, da SEDECI, destinado à facilidade do desenvolvimento e redução da burocracia para o Microempreendedor Individual - MEI.

De acordo com Nilda David, agente da Microempresa, a Sala do Empreendedor reúne serviços em parceria com as instituições públicas e privadas. "Fornecemos um instrumento estratégico para o MEI e para o desenvolvimento local", explicou.

A presidente da Comissão do Direito do Trabalho, da subsecção Juazeiro do Norte, Waleska Amorim, ressaltou que ações serão desenvolvidas durante todo o mês, em pontos estratégicos como as praças. "Devido ao fluxo de trabalhadores que passam, frequentemente, nesses locais, conseguimos atingir o objetivo de atender à população", afirmou.

#Desenvolvimento 12/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO SEDECI abre inscrições para a Semana do MEI

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro - Sedeci divulgou, nesta sexta-feira, 12, a programação da Semana do Microempreendedor Individual - MEI, que acontecerá na Escola de Saberes Daniel Walker, no período de 22 a 26 de maio.

Oficinas serão disponibilizadas, nos dias 22 e 23, com os temas de atualização e emissão de Nota Fiscal (SEFIN); Contratação de funcionário do MEI (CRC); "Custos e formação de preço de venda" (NAF UFCA); aposentadoria do MEI(INSS); proteção da empresa e importância do registro de marca (UniJuazeiro) e o diferencial na hospitalidade com o turista e o romeiro (Senac).

Outras temáticas como Marketing Digital para Negócios (UniJuazeiro) e mentorias de finanças, pela Premium Consultoria UFCA, ocorrerão no dia 24.

Já no dia 25, ocorrerão oficinas com os temas "Como ter um CNPJ nota 10", por NAF UFCA, "MEI: Conheça seus direitos trabalhistas", pela OAB Subsecção Juazeiro do Norte e "Como vender para escolas municipais", pela SEDUC. Também será ofertado mentorias de marketing, pela Premium Consultoria UFCA.

No dia 26, serão ofertadas oficinas com os temas "Como participar do Ceará Credi", pelos Agentes de Crédito do Ceará Credi e "Você sabe o que é Imposto de Renda?", pela Unileão. Além de palestra disponibilizada pelo CrediAmigo.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link abaixo.

#Desenvolvimento 12/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prefeitura dialoga com Adece sobre requalificação do Distrito Industrial

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro do Norte, Wilson Soares, visitou, na quarta-feira, 10, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará - Adece, em Fortaleza. Na pauta, melhorias estruturais para o Distrito Industrial do Cariri - DIC.

Para a requalificação do DIC, a Adece objetiva criar um termo de cooperação técnica da Região Metropolitana do Cariri e realizar uma visita para diagnosticar as demandas de Crato, Juazeiro e Barbalha. Foi pauta, ainda, o apoio para a execução de obras de infraestrutura, segurança pública e coleta seletiva.

Outros projetos também foram tratados pelo secretário Wilson Soares, como o Sapateiro do Amanhã, apoio ao Auxílio Juazeiro Empreendedor - AUJE e uma ampliação do Programa Ceará Credi, parceiro da Sedeci.

Na oportunidade, estiveram presentes o diretor de Suporte à Infraestrutura e Patrimônio, Expedito Parente, de Suporte a Negócios, Rafael Branco e o gerente de Distritos Industriais, Marcílio Rocha.

#Desenvolvimento 09/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Semana do MEI acontece de 22 a 26 de maio

Para fortalecer os Microempreendedores Individuais - MEIs, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte - SEDECI realiza, de 22 a 26 de maio, a Semana do MEI, na Escola de Saberes Daniel Walker. A ação será totalmente gratuita e terá inscrições disponibilizadas por formulário nesta sexta-feira, 12.

A SEDECI evidencia, neste ano, alguns temas como marketing digital nos negócios, o funcionamento da aposentadoria para MEIs e a participação no Programa CearáCredi. Serão ofertadas oficinas, palestras, mentorias, consultorias, além do atendimento disponibilizado pela Sala do Empreendedor.

A Semana do MEI é um evento nacional e anual, que acontece em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE. O objetivo é transformar ações em aprimoramento para os MEIs, incentivando a formalização, ofertar benefícios e facilitar créditos e financiamentos.

A ação é uma realização da SEDECI em parceria com a Universidade Federal do Cariri - UFCA, INSS, SEBRAE, Conselho Regional de Contabilidade do Ceará - CRC, Associação dos Contabilistas da Região do Cariri Cearense - ACRECE. Também são parceiros a Universidade Leão Sampaio - Unileão, Programa Ceará Credi, Credi Amigo, Secretaria de Finanças - SEFIN, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, Secretaria de Educação - SEDUC, Escola de Saberes, Centro Universitário Maurício de Nassau de Juazeiro do Norte - UNINASSAU e Premium Consultoria UFCA.

#Desenvolvimento 08/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sedeci disponibiliza consultorias gratuitas para Microempreendedores Individuais

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro - SEDECI, está disponibilizando consultorias exclusivas e gratuitas para os Microempreendedores Individuais - MEIs, com profissionais capacitados. A ação é do projeto Auxílio Juazeiro Empreendedor - AUJE, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE.

Os serviços disponibilizados vão desde cultura da cooperação até planejamento com plano de ação estratégico, pesquisa de mercado e plano de negócios. Além desses atendimentos, está incluso consulta sobre empreendedorismo; finanças (Gestão Financeira/Microcrédito); inovação (Transformação Digital / Sustentabilidade); Leis (Serviços do MEI); Mercado e vendas (Feiras e Eventos / Planejamento Estratégico de Mkt / Preço, Produto e Promoção) e Organização (Boas Práticas).

De acordo com a Sedeci, essa ação é necessária para o MEI aprimorar o seu negócio. As inscrições estão disponíveis através do número de WhatsApp (88) 9 8878-0095.

#Desenvolvimento 29/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prefeitura entrega certificados do Fabritec

A entrega de certificados dos cursos do projeto Fábrica de Técnicos - Fabritec, da Prefeitura de Juazeiro, ocorreu nessa sexta-feira, 28. O momento aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional - Senai. Mais de 100 pessoas foram capacitadas.

O Prefeito Glêdson Bezerra, destacou a fomentação e incentivo da gestão pública à preparação para o mercado de trabalho, em parceria com o Senai. Glêdson lembrou do reconhecimento nacional de Juazeiro do Norte no Prêmio Cidades Empreendedoras 2022, único do nordeste na categoria. "Se destaca aquele que busca a capacitação. Estamos trabalhando para trazer empresas, emprego e renda", pontuou.

O Fabritec é uma política de assistência social do município, em busca de direitos de pessoas em vulnerabilidade social, idealizada pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho - Sedest e Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci. O projeto ofertou cursos de Pizzaiolo, Salgadeiro, Manutenção Eletrometalmecânica, Técnicas de Costura Industrial do Vestuário e Produção de Sandálias Rasteiras e Acessórios.

O titular da Sedeci, Wilson Soares, destacou o suporte de capacitação e estrutura para formação de futuros empreendedores. Wilson ressaltou, ainda, que o município está "à espera da liberação do Governo do Estado para destravar uma burocracia que possibilitará a geração de mais 3 mil vagas de emprego para o município e a região do Cariri".

A titular da Sedest, Josy Lima, pontuou que a população está buscando se qualificar, e apontou outros projetos como o "Aprendendo a Empreender". "Em 3 meses, foram capacitadas mais de 350 mulheres para o mercado de trabalho", disse.

Além desses projetos, outras ações de fomento aos empreendimentos são desenvolvidas pela Sedeci, como a Sala do Empreendedor, Auxílio Juazeiro Empreendedor - Auje, Projeto Sapateiro do Amanhã e a edição da construção civil do Fabritec 2025, em execução também com o Senai.

O momento contou, ainda, com a participação do gerente da Unidade de Negócios do Senai, Maurício Valdson, e da chefe de Gabinete, Sandra Cavalcante.

#Desenvolvimento 24/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Programa Aprendendo a Empreender capacita 353 mulheres em três meses

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho - SEDEST, capacitou 353 mulheres em três meses de cursos do programa Aprendendo a Empreender. O programa visa estimular o empreendedorismo e fomentar o crescimento da economia local.

O foco do projeto está na capacitação na área de empreendedorismo, oferecendo cursos de produção, estética, alimentos, conservação, zeladoria e artesanato.

#Desenvolvimento 21/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prefeitura discute projeto para adequações em polos gastronômicos

Nesta quinta-feira, 20, foi realizada uma reunião com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio - SENAC, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI e a Secretaria de Turismo - SETUR de Juazeiro.

No encontro, foram debatidas e apresentadas as ideias do projeto para os Polos gastronômicos da cidade, com base no mapeamento dos três principais polos: o da Lagoa Seca, o Polo da Alameda e o Polo do Parque das Timbaúbas.

A Prefeitura deseja apoiar e realizar a qualificação e aprimoramento de serviços gastronômicos prestados nesses espaços, investir no entretenimento noturno na cidade, integrar a economia criativa, incentivar o desenvolvimento sustentável das empresas e dos polos e fomentar o turismo e a hospitalidade.

O projeto promove o desenvolvimento econômico, bem como estimula a melhoria na gestão dos negócios e na qualidade dos serviços ofertados, assim, proporcionando aumento do fluxo turístico, geração de emprego e renda.

O Prefeito Glêdson Bezerra reforça que o projeto é de extrema importância e que a parceria com o SEBRAE e SENAC rendem bons frutos. "A prefeitura não pode ficar de fora de um projeto dessa magnitude, vamos ser parceiros, crescer com foco é mais rápido e com qualidade beneficia a todos", disse.

A previsão é de que, neste ano, sejam implantados nos polos da Lagoa Seca e Alameda, ficando o das Timbaúbas para 2024.

#Desenvolvimento 29/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Empresas devem regularizar o Alvará de Funcionamento até dia 31

As empresas com sede em Juazeiro do Norte devem regularizar seu Alvará de Funcionamento até esta sexta-feira, dia 31.

O Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pode ser solicitado através do site da Prefeitura, no Portal do Contribuinte ou, presencialmente, no setor de Atendimento Tributário, no Vapt Vupt.

Os valores do Alvará variam de acordo com a atividade econômica, porte, faturamento empresarial e as dimensões físicas do estabelecimento.

O funcionamento sem Alvará de Licença pode implicar em infração às obrigações tributárias acessórias, podendo a empresa ser autuada com multa de R$ 1.149, em 2023. A cada ano, o valor da multa sofre modificações.

O documento para pagamento pode ser acessado pelo link abaixo.

#Desenvolvimento 28/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Juazeiro do Norte é destaque nacional no Prêmio Cidades Empreendedoras

O Prefeito Glêdson Bezerra e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro, Wilson Soares, estiveram, nessa segunda-feira, 27, na cerimônia do Prêmio Cidades Empreendedoras 2022, em Brasília. A ação da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP reconheceu o município por integrar ações empreendedoras e de crescimento econômico.

Juazeiro do Norte ficou em terceiro lugar na categoria de 100 a 285 mil habitantes, de 479 projetos submetidos ao todo, em 23 estados brasileiros. Os municípios de Itabira (MG), Indaial (SC) e Luzerna (SC) foram vencedores da premiação. De acordo com a Enap, o prêmio é destinado a projetos de localidades de pequeno e médio porte, que exercem competitividade empresarial.

A presidente da Enap, Betânia Lemos, deu destaque a Juazeiro do Norte como finalista da premiação, juntamente com Santa Luzia do Itanhi, em Sergipe; municípios representantes do Nordeste em suas respectivas categorias. "Muita satisfação ver municípios do nordeste aqui como finalistas", expressou.

Com visibilidade nacional, o prefeito Glêdson Bezerra deu ênfase à importância das parcerias. "Estamos saindo de páginas negativas e entrando nas páginas do desenvolvimento", afirma.

O titular da Sedeci, Wilson Soares, afirmou que todo o trabalho só foi possível com cooperação e integração de ações. "Unimos a parceria de extensão com as Universidades e realizamos capacitações, mentorias e estruturação para produção de qualidade", pondera.

O momento também contou com a participação do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O vice-presidente destacou a importância do estímulo ao empreendedorismo e o suporte à indústria.

#Desenvolvimento 23/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro do Norte estará no Prêmio Cidades Empreendedoras 2022, em Brasília

Juazeiro do Norte estará presente, no próximo dia 27, na cerimônia do Prêmio Cidades Empreendedoras 2022, em Brasília. O município, reconhecido pelas ações com foco no desenvolvimento econômico, é o único finalista do Nordeste na categoria de 100 a 285 mil habitantes, no macrotema "Cultura Empreendedora".

O projeto "Juazeiro do Norte empreendedor: Cooperar para desenvolver" foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI. O prêmio é uma iniciativa da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O secretário da pasta, Wilson Soares, deu ênfase na apresentação de defesa do projeto às iniciativas de extensão, em parceria com as Universidades e as Instituições de fomento aos pequenos negócios, além do suporte educacional para microempresas e microempreendedores individuais. "A informação de qualidade é uma ferramenta certeira na promoção de pequenos negócios", destacou.

O momento será transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube da Enap, às 14h. Link disponível em:

#Desenvolvimento 15/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro é o único município cearense selecionado para o Projeto Previdência Sustentável

Juazeiro do Norte está entre os 60 municípios brasileiros selecionados para o Programa Previdência Sustentável - uma iniciativa da Conferência Nacional dos Municípios e Sebrae. Como único cearense a participar do projeto, o Município terá suporte necessário para equacionar seu déficit previdenciário, além de ter estímulos ao desenvolvimento local.

Os resultados virão por meio de um plano de benefício, um plano de custeio e de um programa de capacitação de gestores na área da previdência. Também está incluído suporte à elaboração de um plano de desenvolvimento local com investimentos em setores como mobilidade urbana, habitação, saúde e educação.

Em decorrência do projeto, além da redução do déficit previdenciário, haverá diminuição dos custos e aumento na eficácia da gestão do Regime Próprio de Previdência Social - RPPS. Também espera-se desenvolvimento urbano e fomento à criação de micro e pequenas empresas, que terão financiamento e capacitação.

Dentre outros municípios escolhidos para o Projeto Previdência Sustentável, além de Juazeiro do Norte, estão Belém (Pará), Rio Branco (Acre), São Bento do Sul (Santa Catarina), Nova Londrina (Paraná) e José de Freitas (Piauí).

#Desenvolvimento 15/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Município oferta serviços no Dia do Consumidor

Em celebração ao 15 de março - Dia Internacional do Consumidor, a Prefeitura de Juazeiro disponibilizou vários serviços, em ação de iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, que aconteceu na Praça Padre Cícero.

Além da Sala do Empreendedor, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci, foi disponibilizado atendimento com a Ouvidoria do município e emissão do Cadastro Único, pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho - SEDEST. Houve também distribuição de mudas de plantas pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp.

O titular da Sedeci, Wilson Soares, ressaltou que a Sala do Empreendedor é um suporte para que os empreendedores locais entreguem um produto final com excelência ao consumidor, primordial para o desenvolvimento da economia.

Com o objetivo de destacar o consumidor na passagem do seu dia, a presidente da CDL Juazeiro, Zenilda de Senna, afirma que foram reunidos diversos parceiros para a ação. "Um serviço social totalmente gratuito", enfatizou.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB de Juazeiro, Francisvaldo Lemos, deu ênfase à disponibilidade do órgão para sanar dúvidas sobre as relações de consumo. "Fizemos um trabalho com o Sistema de Justiça e os órgãos públicos. O município sempre é parceiro com nossos projetos", conclui.

#Desenvolvimento 03/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro participa do Webinar das Cidades Digitais do Sul Cearense

Para evidenciar o avanço tecnológico de Juazeiro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI esteve presente, nessa terça-feira, 28, no Webinar das Cidades Digitais do Sul Cearense. Na apresentação, a Sedeci destacou o vínculo da Prefeitura com a Universidade Federal do Cariri - UFCA.

O Programa Eficiência, elaborado pela Sedeci, em parceira com a UFCA, tem por objetivo vincular a gestão pública e as decisões baseadas em dados. O intuito é otimizar os gastos públicos e melhorar o serviço à população.

O secretário da pasta, Wilson Soares, destacou que o município caminha em direção à inovação. A Sedeci dá ênfase, ainda, para a importância da implantação do programa, que está em execução na Secretaria de Saúde - SESAU e se encontra em fase de implementação na Secretaria de Infraestrutura - Seinfra.

Na oportunidade, também esteve presente o professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFCA, Roberto Ramos. Roberto, que é coordenador geral do Programa Eficiência, destacou que "o objetivo é fornecer dados para que os gestores possam tomar melhores decisões".

#Desenvolvimento 27/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Inscrições para cursos de Pedreiro de Alvenaria e Instalador Hidráulico encerram dia 1º

As inscrições para os cursos de pedreiro de alvenaria e instalador hidráulico seguem abertas até esta quarta-feira, 1º. Os cursos, realizados pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci, são gratuitos, e acontecem no próximo dia 6 de março, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, das 13h às 16h40.

Os participantes devem ter acima de 18 anos, estar cursando o Ensino Fundamental ou ter o 5° ano do fundamental completo. Com carga de 160 horas, a iniciativa é vinculada ao projeto Fábrica de Técnicos - Construção Civil - Fabritec 2035, da Sedeci.

O participante deve preencher os dados com cópia do CPF; cópia do documento de identidade; comprovante de escolaridade e comprovante de residência. O componente deve preencher o formulário através do link abaixo.

É possível, também, entregar toda a documentação, presencialmente, na sede da Sedeci, na Rua 15 de Novembro, S/N, bairro São Miguel.

Para mais informações, entre em contato com a Sedeci, através do número (88) 8878-0095.

#Desenvolvimento 16/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prefeitura abre inscrições para cursos de pedreiro de alvenaria e instalador hidráulico

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci, abre inscrições, até o próximo dia 1º de março, para cursos de pedreiro de alvenaria e instalador hidráulico. De forma gratuita, os cursos acontecem no dia 6, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, de 13 às 16h40.

A iniciativa é vinculada ao projeto Fábrica de Técnicos - Construção Civil - Fabritec 2035, da Sedeci. Com carga de 160 horas, o participante deve ter acima de 18 anos, estar cursando o ensino fundamental ou ter o 5° ano do fundamental completo.

Na ficha, o participante deve preencher os dados com cópia do CPF;

cópia do documento de identidade; comprovante de escolaridade e comprovante de residência.

O componente deve preencher o formulário através do link abaixo. É possível também entregar toda a documentação, presencialmente, na sede da Sedeci, na Rua 15 de Novembro, S/N, bairro São Miguel.

Para mais informações, entre em contato com a Sedeci, através do número (88) 8878-0095.

#Desenvolvimento 02/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prefeitura se reúne com SindIndústria

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, acompanhado de membros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI, esteve em diálogo com os representantes do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte e região - SindIndústria. O encontro ocorreu na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai. Na pauta, o projeto de planejamento com apoio de entidades para o desenvolvimento do polo calçadista da Região do Cariri, em 2023.

Na política de incentivo e atração de investimentos da classe, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Wilson Soares, apresentou o plano de atração de investimento, com doação de área e estímulo de atividades. O titular pontuou, ainda, o empenho da Sedeci no preparo de empreendedores na exportação.

A SEDECI expôs os projetos desenvolvidos, como o Fabritec 2035, Exporta Juá e Sapateiro do Amanhã, realizados em parceria com o Sebrae, Fiec, Sesi, Senai e SindIndústria.

Para novos investimentos no município, o prefeito Glêdson Bezerra destacou o apoio aos industriais. Glêdson apontou que neste semestre novos resultados em avanço serão apresentados com o programa de doação de terreno e na política do programa Sapateiro do Amanhã. "Entraremos com o programa de doação de terreno dentro dos critérios exigidos pela lei de licitação. Daremos as respostas o mais rápido possível, somado ao PDDU que se avizinha o final do trabalho", afirma.

Juazeiro, hoje, conta com 150 empresas de calçados cadastradas. De acordo com Abelito Sampaio, do SindIndústria, o setor produtivo em diálogo com o município se ajudarão de maneira mútua.

Estiveram presentes, também, o Sebrae Cariri, Senai, Sesi e CDL.

#Desenvolvimento 24/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Contribuição de Microempreendedores Individuais é reajustada após mudança do salário mínimo

O cálculo da contribuição de Microempreendedores Individuais (MEI), vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci, será atualizado. O reajuste, calculado, automaticamente, com a emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), será de 5% do salário mínimo.

A contribuição do MEI é atrelada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ligada ao salário mínimo. O valor, que subiria para R$ 66 caso o mínimo fosse para R$ 1.320 ficará, a partir de fevereiro, em R$ 65,10.

A Sedeci alerta, também, sobre o prazo da Declaração Anual de Faturamento, que pode ser feita até o dia 31 de maio. Este atendimento é disponibilizado na Sala do Empreendedor, localizada na Rua 15 de Novembro, S/N, Bairro São Miguel. O agendamento acontece pelo Whatsapp (88) 8878-0095, e pelo site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br.

#Desenvolvimento 18/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prefeitura assina cessão de prédio para o Centro de Inovação do Cariri

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci, realizou nessa terça-feira, 17, a cerimônia de cessão e entrega do prédio da antiga Câmara Municipal, pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, para a Universidade Regional do Cariri - Urca. No local, funcionará o futuro Centro de Inovação do Cariri - CIT Cariri.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município, Wilson Soares, destacou o Centro de Inovação do Cariri como um pilar no desenvolvimento do conhecimento voltado à cultura do empreendedorismo.

O reitor da Urca, Francisco do O' de Lima Júnior, ressaltou, por sua vez, a união de governo, academia e mercado como as bases do funcionamento do Centro Tecnológico de Inovação, que também conta com apoio do Governo do Ceará.

O vice-prefeito Giovanni Sampaio, apontou que o prédio entregue à Urca é de grande valor, localizado no centro mais valorizado de Juazeiro. "O prefeito Glêdson Bezerra exitou em fazer essa parceria com a Urca para desenvolver a inovação e tecnologia do Cariri", destacou o vice-prefeito.

#Desenvolvimento 10/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO MEI terá reajuste no valor da contribuição

Os Microempreendedores Individuais - MEIs, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci, terão novo valor de contribuição após reajuste do salário mínimo. Com a emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional - DAS, a contribuição mensal do MEI será calculada automaticamente.

De acordo com a ASN Nacional, agência do Sebrae, a contribuição previdenciária do MEI passará a ser de R$ 66 (5% do salário-mínimo), exceto para caminhoneiros. O MEI Caminhoneiro pagará R$ 158,40 de contribuição previdenciária (12% do salário-mínimo). A partir da contribuição previdenciária, o MEI que exerce atividades sujeitas ao ICMS pagará adicionalmente R$ 1, já aquele que exerce atividades sujeitas ao ISSQN, pagará mais R$ 5.

O MEI pagará mensalmente entre R$ 67 e R$ 72 considerando a atividade que exerce. Já o MEI Caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 159,40 e R$ 162,40. A Sedeci pontua a importância da Declaração Anual de Faturamento do MEI para evitar a perda de benefícios, assim como o pagamento em dia do DAS.

#Desenvolvimento 10/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro é finalista do Prêmio Cidades Empreendedoras 2022

Presente na categoria de 101 a 285 mil habitantes, no macrotema "Cultura empreendedora", Juazeiro do Norte é o único município do Nordeste finalista do Prêmio Cidades Empreendedoras 2022. A iniciativa é da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Os finalistas foram convocados no último mês para apresentarem suas iniciativas. O evento de avaliação final foi realizado nesta terça-feira, 10, no formato virtual e com transmissão ao vivo pelo YouTube da Enap. Foram 167 projetos inscritos em 3 categorias. Apenas 3 municípios se classificaram para a final.

O objetivo do prêmio, de acordo com a Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Sempe) e a Enap, é trazer visibilidade para cidades menores, estimulando o desenvolvimento do empreendedorismo.

As ideias premiadas devem auxiliar o gestor público, juntamente às empresas e aos cidadãos com insumos importantes para o desenvolvimento local. A classificação e os premiados serão anunciados em evento dos organizadores no mês de março próximo.

#Desenvolvimento 09/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Município disponibiliza Declaração Anual de Faturamento do MEI

A Sala do Empreendedor, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro - Sedeci, está disponibilizando a Declaração Anual de Faturamento ou Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN - SIMEI). O prazo para entrega vai até 31 de maio de 2023.

Os interessados podem se dirigir à Sala do Microempreendedor, de segunda a sexta, de 8 às 17h. O trabalho, totalmente gratuito, é realizado em parceria com o Sebrae.

O documento - DASN-SIMEI - corresponde à informação de faturamento do valor bruto anual do MEI para a Receita Federal, possibilitando acesso aos direitos da previdência social, benefícios tributários, serviço de emissão de nota fiscal e registro legal do seu negócio junto aos órgãos de fiscalização.

A Sala do Empreendedor está localizada na sede da Sedeci (Rua 15 de Novembro, S/N, Bairro São Miguel). O agendamento acontece através do Whatsapp (88) 8878-0095, e também pode ser realizado pelo site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br.

O tutorial virtual para a Sala do Empreendedor está disponível em: https://sedeci.juazeirodonorte.ce.gov.br/sala-do-empreendedor.

#Desenvolvimento 27/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prefeito Glêdson assina contrato para investimento de US$ 80 milhões para melhorias urbanas em Juazeiro

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Lima Bezerra, assinou nesta terça-feira, 27, o contrato de empréstimo para o Programa de Saneamento e Infraestrutura Urbana do Município. A assinatura ocorreu em Brasília, junto aos representantes do CAF -Banco de Desenvolvimento da América Latina, no valor de US$ 80 milhões.

Conforme o prefeito Glêdson, os investimentos irão promover macrodrenagem, reduzir o risco de inundações, melhorar a mobilidade e a infraestrutura urbana, sistema viário, espaços públicos e destinação adequada de resíduos sólidos, que contribuirão para o desenvolvimento sustentável. Além disso, garantiu que o investimento deve ocorrer conforme as prioridades já identificadas no município.

Glêdson destacou, ainda, todo o esforço realizado para sanear as contas do município e garantir que Juazeiro esteja apto a receber os recursos. "Foi um trabalho árduo para quitar todos os débitos deixados para a nossa gestão. Tivemos que resolver questões como o pagamento de precatórios, dívidas trabalhistas e conquistar a certificação do CRP- Certificado de Regularidade Previdenciária, entre muitos outros, a fim de que esses investimentos possam ser realizados em nossa cidade".

Para o representante do CAF no Brasil, Jaime Holguín, o contrato representa um avanço na qualidade de vida proporcionada aos moradores de Juazeiro, uma vez que engloba uma visão avançada de desenvolvimento social e econômico. Ele também reconheceu o esforço da gestão municipal para sanear o município e para que esse esteja pronto para receber os recursos.

#Desenvolvimento 16/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sala do Empreendedor garante prêmios para Juazeiro do Norte

A Sala do Empreendedor de Juazeiro do Norte conquistou o Selo Ouro de qualidade no atendimento. A premiação, promovida pelo Sebrae, ocorreu nessa quinta-feira,15, no auditório do Iu-á Hotel. Na oportunidade, o Sebrae também ratificou o prêmio Prefeito Empreendedor, concedido ao gestor, Glêdson Bezerra.

A premiação para Juazeiro se deve ao fortalecimento da Sala do Empreendedor, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci. Com isso, Juazeiro é reconhecido como município que está em 1º lugar no estado do Ceará pelos diversos serviços e o nível de qualidade, empenhado para os empreendedores.

O titular da pasta, Wilson Soares, destacou os projetos que vêm sendo desenvolvidos pela equipe em busca de garantir o desenvolvimento do município, através do empreendedorismo, junto com os diversos parceiros.

O prefeito Glêdson Bezerra agradeceu o prêmio reconhecendo a importância da equipe da Sedeci. Também destacou a parceria com o Sebrae para o desenvolvimento de Juazeiro e demais municípios da região do Cariri.

Fotos: Thiago Sousa

#Desenvolvimento 08/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro disponibiliza curso de formação

Estão abertas, até o próximo dia 10, as inscrições para o curso de Operador de Serviços de Hospedagem Domiciliar. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte - Sedeci, em parceria com o Senac e Sebrae.

O curso conta com 160 horas/aula e é voltado para empreendedores, estudantes e profissionais na área, com vistas ao bom atendimento de romeiros e turistas que visitam a cidade.

A formação qualifica nos setores de reserva, recepção, acomodações e fornecimento de café da manhã, de acordo com o sistema de classificação do Ministério do Turismo. Também trata da troca periódica do enxoval e manutenção do ambiente limpo e asseado nos hotéis, pousadas e ranchos.

O curso terá início no dia 16 de novembro e será ministrado no período da tarde. Na sede do Sebrae, ocorrerão as aulas teóricas e, no Senac, as aulas práticas.

As inscrições podem ser feitas através do link abaixo:

E também na sede da Sedeci - Rua 15 de Novembro, nº s/n - São Miguel - das 8 às 17 horas, ou pelo Whatsapp (88) 9 8878 0095.

#Desenvolvimento 26/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sedeci oferta curso gratuito para empreendedores

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci, e em parceria com o SENAC, disponibiliza um curso gratuito para empreendedores. A capacitação é destinada àqueles que buscam ampliação das vendas por meio das redes sociais. As aulas, presenciais, acontecerão nos dias 7, 10 e 14 de novembro, às 18h, na Escola de Saberes Daniel Walker, na Rua Padre Cícero, S/N, Centro.

O curso "Meu negócio: da ideia à venda", é um curso profissionalizante, com carga horária de 20h, com técnicas de planejamento e desenvolvimento de conteúdo estratégico para diversas plataformas. A capacitação também informa como acompanhar os resultados obtidos através de cada publicação e subsidiar o gerenciamento do negócio de modo assertivo, sendo destinada a empreendedores, alunos e profissionais de diversas áreas.

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 31, pelo link abaixo:

#Desenvolvimento 24/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Cozinhas Comunitárias voltam a servir refeições em Juazeiro

As quatro cozinhas comunitárias de Juazeiro do Norte voltam a servir almoço para as comunidades assistidas. Os equipamentos estavam sem distribuir a alimentação por causa de problemas com um fornecedor.

Constatado o descumprimento contratual da empresa que fornece gêneros alimentícios para o abastecimento das cozinhas, foi viabilizada uma dispensa de licitação até a contratação de uma nova empresa, que deverá substituir a anterior.

A secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Josy Lima, explica que o fornecedor foi penalizado. "Abrimos processo administrativo e, também, por danos morais, tudo encaminhado ao Ministério Público. Conseguimos, então, um decreto emergencial que nos possibilitou uma dispensa de licitação para comprar de outros fornecedores", diz a secretária.

As quatro cozinhas do Município, nos bairros Vila Nova, Horto, João Cabral e Frei Damião, distribuem 200 quentinhas por dia, totalizando 16 mil refeições por mês. O Centro POP também distribui cerca de 50 quentinhas por dia, destinadas às pessoas em situação de rua, atendidas pelo equipamento.

Fotos: Thiago Sousa

#Desenvolvimento 19/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sedeci participa de feira de beleza e articula trazer evento para Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro - Sedeci participou, nos últimos dias 16,17 e 18, da Feira Regional da Beleza, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. A secretaria articula trazer o evento, em 2023, para o município.

Esta é a maior feira de beleza das regiões Norte e Nordeste, realizada pela Associação dos Cabeleireiros do Estado do Ceará. A 30ª edição do evento apresentou inovações tecnológicas em cosméticos, equipamentos e acessórios, além de uma vasta programação com cursos, palestras, seminários, workshops e desfiles. Os cursos são nas áreas de estética, maquiagem, unhas, depilação e design de sobrancelhas, além de tendências em cortes de cabelo, penteados e ação. Todos ministrados por profissionais renomados.

O evento recebe caravanas de todo o Nordeste, sendo um alavancador da economia. De acordo com a Sedeci será a oportunidade de trazer incentivo para os profissionais atuante na área de estética e beleza, e colocar a cidade de Juazeiro do Norte no roteiro dos grandes eventos profissionalizantes do Ceará.

#Desenvolvimento 05/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro do Norte sedia seminário para abertura de empresas

O município de Juazeiro do Norte sediou nesta segunda-feira, 5, um Seminário para Abertura de Empresas, na sede do Sebrae. O evento é uma realização da Junta Comercial do Estado do Ceará e conta com a participação de 42 cidades das regiões do Cariri e Centro Sul.

A iniciativa facilita a abertura de novos negócios, reduzindo o prazo do trâmite nos processos de formalização das empresas. Durante o evento, os gestores municipais serão orientados sobre a implementação da viabilidade automática do programa de simplificação de aberturas de baixo risco.

O Seminário é voltado principalmente para prefeitos, secretários e analistas municipais de pastas relacionadas à emissão de alvará de funcionamento e licenças de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro - Sedeci, Wilson Soares, revela que a principal intenção é desburocratizar para fomentar a economia.

Já o vice-presidente da Junta Comercial do Ceará, Caio Rodrigues, destaca que o programa foi lançado em Fortaleza e testado, inicialmente, no município de Sobral. Juazeiro é a primeira cidade a receber o programa depois dessa fase experimental.

Fotos: Guerrard Limaverde

#Desenvolvimento 05/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro oferta vagas em cursos de Pizzaiolo e Salgadeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro - SEDEST está disponibilizando dois cursos gratuitos de qualificação profissional, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI. As vagas são para Pizzaiolo e Salgadeiro, destinadas a jovens a partir de 16 anos em situação de vulnerabilidade social.

Serão 60 vagas no total, com duas turmas de 20 alunos para Salgadeiro, e uma de 20 alunos para Pizzaiolo. Os cursos têm duração total de três meses e aulas previstas para iniciar em 19 de setembro. Os interessados devem procurar a Sedest, no setor Trabalho e Renda, a partir desta quinta-feira, 8, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As inscrições permanecerão até o preenchimento das vagas.

Documentação exigida: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade (fundamental incompleto) e folha resumo do NIS (atualizada). Inscritos com idade de 16 a 17 anos devem trazer o RG e CPF do responsável legal.

Endereço: SEDEST (Rua Monsenhor Esmeraldo, s/n - Franciscanos).

#Desenvolvimento 25/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prefeitura realiza encontro com estagiários

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, promoveu nessa quarta-feira, 24, um encontro com estagiários que exercem suas atividades dentro da gestão municipal. O momento teve como principal objetivo realizar uma capacitação continuada aos aprendizes, contando com uma palestra motivacional sobre a força da criatividade e do Intraempreendedorismo, ministrada pelo empresário Douglas Feitosa.

O encontro contou com a participação do Prefeito Glêdson Bezerra, que ressaltou a importância do estágio como elemento transformador. "O estágio no serviço público é o maior laboratório da vida em sociedade, abrindo oportunidades para que os jovens possam colocar em prática todo o conhecimento adquirido na Universidade", afirma Glêdson.

Atualmente, a Prefeitura conta 106 estagiários distribuídos em vários setores, desde a administração até o jurídico.

A ação integra, também, a iniciativa "Um Milhão de Oportunidades" (1MiO), que é a articulação pela inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, liderada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

#Desenvolvimento 23/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro participa de Feira Internacional Francal Ablac Show

Uma comitiva do setor calçadista de Juazeiro do Norte marca presença na 52ª edição da Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios - Francal Ablac Show. Representantes do SINDINDUSTRIA participam do evento por meio do apoio da gestão municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

O evento ocorre em São Paulo até esta quarta-feira, 24, no Expo Center Norte e conta com expositores de todo o país. Na programação, acontecem palestras e workshop sobre diversas temáticas importantes para o segmento a exemplo de inovação, metaverso e marketing digital.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Soares, o evento é estratégico para o desenvolvimento e geração de emprego no setor. Segundo ele, por consequência, toda a cadeia produtiva se beneficia com um novo ambiente de negócios para estimular as vendas do final de ano. Além, ainda, de ampliar o relacionamento e a troca de ideias, o que possibilita, ao varejo, acompanhar as mudanças nos hábitos de consumo por meio de conteúdo qualificado e experiências inovadoras.

#Desenvolvimento 12/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro realiza Workshop sobre Plano de Desenvolvimento Econômico

Com a presença do prefeito Glêdson Bezerra e de expressiva representação dos setores produtivos de Juazeiro do Norte, foi realizado, nesta sexta-feira, 12, o Workshop sobre Gestão Pública - Plano de Desenvolvimento, numa parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci e Sebrae, que também sediou o evento.

A iniciativa faz parte do programa ‘Cidade Empreendedora' cujo objetivo é o engajamento da gestão pública, juntamente com a classe empresarial, comunidade e lideranças locais para a melhoria do ambiente de negócios, fortalecendo o processo de desenvolvimento socio econômico local.

O workshop contou com a presença, também, de vários secretários municipais e de representantes dos mais diversos setores - universidades, escolas particulares, setor turístico, de bares, restaurantes e hotéis, bem como de instituições como Senai, Sindilojas, Fecomércio e do setor bancário, dentre outros.

#Desenvolvimento 01/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro inicia programa Cidade Empreendedora

Juazeiro do Norte vai realizar workshop para discussões sobre o Plano de Desenvolvimento Econômico do Município, no próximo dia 12. A iniciativa faz parte do projeto Cidade Empreendedora realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com o SEBRAE e com as demais secretarias municipais.

O programa promove a transformação local e implantação de políticas de desenvolvimento, através de seis eixos: Compras Públicas, Desburocratização, Gestão Municipal - Plano de Desenvolvimento Econômico, além de Rede Integrada - Sala do Empreendedor, Plano de Marketing Turismo e Educação Empreendedora.

Desde o último dia 27, ocorrem consultorias com os setores envolvidos para tratar os respectivos temas. Já foi realizada mesa com eixo de Compras Públicas com profissionais vinculados à Secretaria de Administração. Também foram realizados alinhamentos estratégicos para capacitar empreendedores a fim de participarem das compras governamentais.

#Desenvolvimento 29/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sedeci participa do IX Fomenta Nacional

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte (SEDECI) marcou presença no IX Fomenta Nacional - Brasil Mais Simples. O evento foi realizado pelo SEBRAE e ocorreu nos últimos dias 26, 27 e 28 em Brasília-DF.

O encontro gera a oportunidade de conceção com parceiros da iniciativa privada e pública para a implantação de políticas de simplificação, desburocratização, acesso ao mercado de compras públicas e fomento ao empreendedorismo.

Encabeçada pelo titular da pasta, Wilson Soares, a comitiva participou de debates, palestras nacionais e internacionais e troca de experiências exitosas. O secretário ressalta que eventos desse tipo geram insumos para a criação de políticas que visem fortalecer o ambiente para as empresas do Munícipio. Ele revela, ainda, que já há agendas estabelecidas para discussões com essa temática.

#Desenvolvimento 25/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Município realiza Dia de Empoderamento para mulheres assistidas pelos CRAS

O Núcleo de Educação e Promoção para a Igualdade Racial - NEPIR promove nestes dias 26 e 28 de julho, o "Dia do Empoderamento", em dois dos Centros de Referência e Assistência Social - CRAS de Juazeiro do Norte. Englobando diversas atividades, o momento é dedicado a mulheres assistidas pelos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho - SEDEST.

De acordo com a coordenação do NEPIR, esta atividade carrega alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, celebrado nesta segunda, 25. Haverá momentos de massagem, reiki, auriculoterapia, maquiagem, fotografia e homenagem a todas as mulheres pela resistência e luta contra os padrões sociais.

O primeiro momento ocorre nesta terça, 26, no CRAS Frei Damião, na Rua Sargento José Marcolino, número 945-927, ao lado da Escola Mário Bem, a partir das 8h30min. Já o segundo momento ocorrerá na quinta-feira, 28, no CRAS João Cabral, na Rua Perpétua Carneiro da Cunha, S/N, a partir das 8h30min.

#Desenvolvimento 21/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Município conclui primeiras turmas de capacitação nos mercados

O município de Juazeiro do Norte realizou cerimônia de conclusão das duas primeiras turmas do curso Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, ministrado pelo SENAC. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI e a cerimônia fez parte das celebrações aos 111 anos de emancipação política da cidade.

O momento ocorreu nessa quarta-feira, 20, com a presença do prefeito Glêdson Bezerra, de representantes da SEDECI, do SENAC, além dos participantes. O projeto contemplou 56 permissionários dos segmentos de comercialização de carnes, peixes, restaurantes e lanchonetes, e deve ter continuidade. Também serão ofertadas outras formações sobre limpeza, higienização e conservação dos ambientes para as equipes de limpeza dos equipamentos municipais.

Todos esses empreendedores receberão consultorias individuais para implantação dos Procedimentos Operacionais Padrão. Também recebem Manual de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, proporcionando aos pequenos negócios adequação às normas legais exigidas para o setor, com oferta de produtos e serviços com qualidade.

#Desenvolvimento 20/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro participa de reunião para fortalecimento do polo calçadista

O município de Juazeiro do Norte participou, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, de reunião para validar o Plano de Desenvolvimento Preliminar do Arranjo Produtivo Local de Calçados. O encontro ocorreu nessa terça-feira, 19, e contou com representantes do Sindindústria, Centec, SEBRAE, Adece, além de industriais.

O encontro faz parte das ações voltadas para o fortalecimento dos arranjos produtivos locais, promovidos pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, executadas pelo Instituto CENTEC, com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado.

Através de iniciativas desenvolvidas pelas entidades e o poder público o plano pretende fortalecer os produtores do ramo. Há, ainda, a expectativa de crescimento e geração de empregos.

#Desenvolvimento 07/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro do Norte é o primeiro município a apoiar o Mapa do Ecossistema de Inovação Cearense

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI, é o primeiro município a apoiar o Mapa do Ecossistema de Inovação Cearense. O Mapa é uma plataforma colaborativa conduzida pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com várias organizações como UECE, UFCA, Kariri Valley, que objetiva reunir, de forma integrada, informações sobre participantes e eventos na área de inovação.

Na plataforma é possível encontrar, de maneira georreferenciada, diversas startups, incubadoras, investidores, núcleos de inovação e outras organizações do gênero. "Nossa proposta é incentivar que as organizações do Cariri tenham conhecimento desta ferramenta e sejam incentivadas a se cadastrarem, ampliando assim a base de dados e possibilidades de cooperação", diz o diretor de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (DCTIE) do município, Estêvão Arrais.

Com a parceria e apoio, a DCTIE, da SEDECI, conta agora com o serviço de cadastro e divulgação da plataforma. O atendimento é exclusivamente por agendamento pelo WhatsApp (88) 9.8878-0095.

#Desenvolvimento 04/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro avança com programa Empreendedorismo nos Mercados

Tem início nesta segunda-feira, 4, mais uma formação do programa Empreendedorismo nos Mercados, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte. A iniciativa é realizada em parceria com o SENAC, SEBRAE e a Unileão e promove diversos benefícios aos permissionários dos mercados públicos do município.

Em 30 dias, desde o lançamento do projeto, foram atendidas 63 pessoas, formalizados 37 MEI's e inscritos 45 participantes para capacitações. A previsão é contemplar 72 permissionários do Mercado Central que farão parte das atividades de boas práticas de segurança alimentar.

O primeiro curso é o de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, com permissionários dos segmentos de carnes e peixes, além de restaurantes, lanches e hortifruti. Ocorrerão, ainda, consultorias individuais para a elaboração do Manual de Boas Práticas, Capacitação e Consultorias para Gestão dos Negócios, nas áreas de marketing, finanças, operações de lojas e planejamento estratégico.

#Desenvolvimento 27/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prefeitura realiza segunda fase do programa de capacitação Performance

A Prefeitura de Juazeiro no Norte realizou nesse sábado, 25, no auditório do Centro Universitário Unileão, a segunda etapa do programa Performance. A capacitação, ministrada pela consultora Marília Falcione, focada na melhoria de indicadores e atendimento à população, teve como público alvo os diretores e coordenadores das secretarias municipais de Educação e de Saúde.

O programa Performance nasceu da necessidade de ofertar um serviço público de qualidade e humanizado, além de ser um programa de desenvolvimento de lideranças e agentes públicos com foco no planejamento, excelência na execução, produtividade, foco no usuário do serviço público e melhoria de indicadores.

A gestão municipal vem desenvolvendo várias ações e programas com o intuito de melhorar a posição de Juazeiro do Norte no ranking de cidades do Estado, onde são avaliados indicadores de educação, saúde, planejamento, transparência e responsabilidade fiscal. Entre esses projetos estão o Educa Juazeiro, o programa Eficiência e diversas iniciativas voltadas para garantir a transparência pública.

Na primeira fase, o programa reuniu os secretários e secretários executivos e agora expande para os diretores e coordenadores. A ideia é atingir todos os servidores públicos, por entender que a mudança que se espera, só é possível a partir da atuação do servidor.

#Desenvolvimento 27/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO SEDECI disponibiliza mentorias para MEIs

A Sala do Empreendedor em Juazeiro do Norte passa a contar com consultorias individualizadas, por meio do Projeto Integra. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município - SEDECI, em parceria com a Premium Consultoria, Empresa Júnior dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Cariri.

Todas as quintas-feiras, a partir do próximo dia 30, o município passa a atender os microempreendedores com mentorias nas áreas de Marketing, Vendas e Fluxo de caixa.

Inicialmente, as consultorias serão realizadas apenas nas quintas-feiras, no turno da tarde. A expectativa é que nos próximos meses o serviço seja ampliado para outros horários e dias. Os agendamentos podem ser realizados na Sala do Empreendedor situada na SEDECI, na Rua 15 de novembro, bairro São Miguel, anexo da SEDUC.

#Desenvolvimento 27/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro disputa prêmio nacional Prefeito Empreendedor

Depois de obter o 1º lugar no estado do Ceará, Juazeiro do Norte disputa a premiação nacional do projeto "Prefeito Empreendedor". O evento ocorre nesta terça-feira, 28, em Brasília, com a presença do titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Wilson Soares, representando o município.

O Prêmio Prefeito Empreendedor SEBRAE é um programa de reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município.

Em nível de estado, Juazeiro do Norte foi premiado pela ampla quantidade de atendimentos e serviços disponibilizados para os empreendedores do município em sua Sala do Empreendedor.

#Desenvolvimento 20/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro sedia mega feirão com foco no turismo e agências de viagem

A Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV Ceará, realizou nos últimos dias 17, 18, e 19, no estacionamento do La Plaza Shopping em Juazeiro, o Mega Feirão de Viagens. O evento, que agrega diversas empresas de turismo, teve como objetivo fortalecer o setor, que vem se recuperando dos efeitos da pandemia, e ofertou passagens aéreas, diárias em hotéis e cruzeiros com até 40% de desconto.

O secretário de Turismo de Juazeiro, Renato Wilamis, bem como o coordenador de Turismo, Rennylo Rayan, estiveram no evento. Para Renato "é uma iniciativa agregadora e uma oportunidade de dar o devido destaque a Juazeiro, dentro da rota turística do Cariri, e também como um dos principais destinos do interior do Nordeste brasileiro", destaca o gestor da pasta.

O presidente da Abav Ceará, Murilo Santa Cruz, disse que a feira mostra a competitividade das agências de viagens frente aos sites de compras de pacotes turísticos. "Nosso setor movimenta bastante a economia. Por isso, estamos apresentando propostas que interessem ao consumidor e que, ao concluir a compra, ele tenha o sentimento de que fez um bom negócio", afirma o presidente da Abav Ceará.

Ao todo, participaram 18 agências de viagem, dentre empresas que dispõem de roteiros completos, hospedagens, passagens aéreas e cruzeiros marítimos.

As prefeituras de Aracati, Sobral, Fortaleza, o SEBRAE e Fecomércio também contaram com stands expositivos.

Fotos: George Wilson

#Desenvolvimento 20/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Município oferta 500 vagas para curso de formação de Microempreendedor Individual

Em parceria com a Fundação Universidade Estadual do Ceará, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, irá fornecer aos jovens do município a oportunidade de inclusão no mercado de trabalho, através do Programa Federal Novos Caminhos.

Em Juazeiro, serão 500 vagas ofertadas para o curso de Microempreendedor Individual, por meio da formação Qualifica - Mais Progredir.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 5 de julho, podendo ser efetuadas, no período noturno, nas Escolas Pelúsio Correia de Macedo, Dr.Edvard Teixeira Ferrer, Zila Belém, Mário Bem e Tarcila Cruz. As aulas irão ocorrer nas unidades de ensino citadas, a partir do dia 1° de agosto, em formato presencial.

Para se inscrever, o interessado deve estar munido da seguinte documentação: Ficha de inscrição preenchida (Entregue no local da inscrição), RG, CPF, Comprovante de Residência, Comprovante de escolaridade e Comprovante de vacinação.

O público-alvo são jovens a partir de 18 anos com o Ensino Fundamental completo e beneficiários do Programa Auxílio Brasil. Para mais informações, entrar em contato pelo número (88) 9.8802-1890.

#Desenvolvimento 15/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro do Norte vai implementar Programa Cidade Empreendedora

O município de Juazeiro assinou nessa terça-feira, 14, a parceria com o Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do SEBRAE que objetiva acelerar o processo de desenvolvimento socioeconômico do município.

Por meio de um conjunto de ações voltadas para o poder público e para os empreendedores, o programa busca a melhoria do ambiente de negócios, fomento ao empreendedorismo, promoção da competitividade empresarial e visão sistemática do território.

A solenidade contou com a participação do prefeito Glêdson Bezerra, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Soares, responsável pela adesão ao programa, além de representantes da Secretaria de Turismo, SEBRAE e de outros municípios do Cariri.

#Desenvolvimento 08/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro registra crescimento histórico na geração de empregos

Juazeiro do Norte registrou saldo histórico para o mês de abril na geração de novos empregos. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, divulgados no último dia 5, o município ficou com saldo positivo de 176 postos de trabalho, o maior para o período desde o início da avaliação pelo órgão, em 2007.

De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI, Wilson Soares, o setor que mais se destacou foi o da indústria, seguido pelo setor de serviços e construção civil. Ele revela, ainda, que no mesmo período, também foram registradas a abertura de 332 novas empresas em Juazeiro.

O secretário Wilson destaca o trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal no sentido de fortalecer os diversos setores, desde os empreendedores individuais até as grandes empresas, bem como a qualificação da população para garantir a mão de obra especializada a fim de suprir as demandas do mercado.

Entre as ações, ele deu ênfase a Fabritec 2035, oitiva e fortalecimento junto aos diversos setores, além da atualização do Plano Diretor pelo município. "Um dos principais gargalos é o Plano Diretor que está defasado há 21 anos. Desde o início dessa gestão, o prefeito Glêdson iniciou um trabalho de atualização", destacou. Ainda segundo Wilson, a perspectiva é de avanço, observando a reforma no Aeroporto Regional do Cariri, que deverá ampliar a possibilidade de negócios.

#Desenvolvimento 06/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro realiza I Encontro dos Sapateiros

Com o tema "A Construção do Sapateiro do Amanhã", o município de Juazeiro do Norte realizou o 1º Encontro dos Sapateiros, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI. O evento ocorreu nesse sábado, 4, na Casa de Saberes Daniel Walker e tratou sobre a iniciativa da gestão em desenvolver um plano com políticas públicas para a categoria.

O encontro reuniu mais de 60 pessoas entre convidados, representantes de entidades como o Sebrae, Fiec, Senai e Sindicato da Indústria de Calçados, além dos próprios sapateiros. O evento contou com palestra sobre a importância da profissão, com o comunicador João Hilário, e oficina de escuta, momento onde os profissionais puderam apresentar demandas e dar sugestões sobre os meios para alavancar a produção e garantir o crescimento do setor no município.

A partir de agora, a gestão municipal desenvolverá um projeto baseado nas demandas apresentadas pelos profissionais. Esse plano de ação será apresentando no próximo encontro dos sapateiros, que deve ser realizado no segundo semestre, com o tema "O Lançamento do Sapateiro do Amanhã", política que objetiva reunir um conjunto de serviços e produtos para a categoria.

#Desenvolvimento 03/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Programa Empreendedorismo nos Mercados é lançado em Juazeiro

Os empreendedores que atuam no Mercado Governador Adauto Bezerra, em Juazeiro do Norte, receberam o lançamento do programa Empreendedorismo nos Mercados. O momento ocorreu nessa quinta-feira, 2, no próprio equipamento. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e vai promover cursos e capacitações para os permissionários.

Superando as expectativas, o evento contou com aproximadamente 100 permissionários. Somente nessa etapa, serão seis capacitações, 1.440 horas de consultorias em manipulação de alimentos e em torno de 320 horas de consultoria em gestão de negócios.

O evento contou com a presença do prefeito Glêdson Bezerra, do titular da Sedeci, Wilson Soares, além de outros secretários e parceiros que desenvolvem o projeto como o Sebrae, Senac e Unileão.

Para o secretário Wilson Soares, o objetivo é promover o desenvolvimento dos negócios instalados nos mercados, através de um ambiente mais competitivo e sustentável.

Já o prefeito Glêdson Bezerra disse que a iniciativa é também uma resposta aos órgãos que cobram qualidade no atendimento, serviços e produtos. "Esse trabalho é feito através de parcerias, e as cidades que não avançam no sentido de melhorar todo esse setor acabam perdendo protagonismo", destacou o prefeito.

O projeto conta com capacitação em "Gestão de Negócios", nas áreas de marketing, finanças, operações de lojas e planejamento estratégico, desenvolvida em parceria com a UNILEÃO. A iniciativa disponibiliza, também, formação em "Boas Práticas de Gestão", em parceria com o SEBRAE e o SENAC. Estes atuarão nas áreas de Gestão Financeira; Boas Práticas na Manipulação de Alimentos; e Serviços de Limpeza, Higienização e Conservação de Ambientes, atendendo os permissionários dos setores de Hortifruti, Açougue, Peixaria, Lanchonetes e Restaurantes.

#Desenvolvimento 01/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro lança projeto Empreendedorismo nos Mercados

Será lançado nesta quarta-feira, 2, o projeto Empreendedorismo nos Mercados, em Juazeiro do Norte. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. O primeiro equipamento contemplado com a ação é o Mercado Central Governador Adauto Bezerra.

O objetivo é promover o desenvolvimento dos negócios instalados nos mercados públicos, a fim de proporcionar um ambiente de maior competitividade e sustentabilidade econômica. Aproximadamente 100 permissionários serão beneficiados com seis capacitações. Serão 1.440 horas de consultorias em manipulação de alimentos e em torno de 320 horas de consultoria em gestão de negócios.

O projeto prevê a ação "Boas Práticas de Gestão", desenvolvida em parceria com o SEBRAE e o SENAC, que atuarão nas áreas de Gestão Financeira; Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Serviços de Limpeza, Higienização e Conservação de Ambientes. Serão atendidos os permissionários dos setores de hortifruti, açougue, peixaria, lanchonetes e restaurantes.

O trabalho conta, ainda, com a parceria da Unileão, que desenvolve o programa de "Gestão de Negócios". O programa prevê capacitações e consultorias nas áreas de marketing, finanças, operações de lojas e planejamento estratégico para permissionários que desenvolvem atividades de artesanato, comercialização de artigos religiosos, confecção de roupas bordadas e outras atividades correlacionadas.

#Desenvolvimento 31/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Município promove I Encontro dos Sapateiros

Juazeiro do Norte promoverá o I Encontro dos Sapateiros com o tema "A Construção do Sapateiro do Amanhã". A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Município, a partir de uma proposta do plano de governo da gestão como política pública para o desenvolvimento do setor. O evento ocorre no próximo sábado, 4, na Casa de Saberes Daniel Walker, na Rua Pe. Cícero s/n Centro, a partir das 15 horas.

O encontro permitirá que os profissionais exponham suas necessidades e desafios ao Poder Público, que utilizará essas informações para o desenvolvimento de serviços especializados para o setor. O evento contará com apresentação do comunicador e professor, João Hilário, que falará sobre a importância do ofício de Sapateiro em Juazeiro do Norte. Em seguida haverá a oficina escuta, realizada pelo professor, Raniere Moreira.

Após as mesas de abertura e palestra, os sapateiros serão divididos em pequenos grupos. Cada grupo terá um tema central que será debatido a partir de um facilitador fixo. A cada momento, os grupos entrarão em rotatividade, garantindo, assim, que todos participem e opinem sobre os mais diversos temas. Ao final, se reunirão mais uma vez no auditório para dar encaminhamentos finais.

#Desenvolvimento 30/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro participa do Salão Internacional do Couro e Calçados

Juazeiro do Norte participou do Salão Internacional do Couro e Calçados - SICC, no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu durante toda a última semana, quando o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Wilson Soares, representou o município.

A visita também contou com uma comitiva composta por industriais do setor calçadista, membros do SEBRAE e do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte e Região (Sindindústria).

A participação do Município na Feira faz parte do Projeto Estruturado de Promoção ao Setor Industrial de Calçados, com Foco no Acesso aos Novos Mercados, que tem como objetivos: promover apoio ao setor industrial, a eventos estratégicos, realização de encontros de negócios, prospecção de novos negócios e capacitação e consultoria em importação e exportação.

#Desenvolvimento 24/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Semana MEI em Juazeiro supera expectativas

O Município de Juazeiro do Norte fechou a Semana do Microempreendedor Individual superando as expectativas. O evento, voltado para os Microempreendedores Individuais, ocorreu durante a última semana, e fechou o balanço com 250 atendimentos. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI, em parceria com o SEBRAE.

O objetivo do evento foi a ampliação de serviços, capacitação dos MEIs de Juazeiro do Norte e cidades circunvizinhas, por meio de oficinas, mentorias e palestras com as temáticas mais procuradas: emissão de alvará e nota fiscal, orientação ao crédito, aposentadoria do MEI, vendas para prefeitura, custo e precificação, marketing digital, vendas e finanças.

A programação contou com o apoio de instituições especialistas como a Universidade Federal do Cariri, UniJuazeiro, INSS, secretarias municipais de Finanças, Educação e Administração, além do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE).

De acordo com o titular da pasta, Wilson Soares, a iniciativa é para promover os empreendedores. "A semana ocorre em todo o Brasil, mas aqui a gestão resolveu valorizar mais e disponibilizar todos esses benefícios", disse.

Mesmo tendo passado a Semana do MEI, vários serviços podem ser encontrados diariamente na Sala do Empreendedor de Juazeiro do Norte. O equipamento funciona na sede da SEDECI, na Rua 15 de novembro, s/n, Bairro São Miguel (Prédio do antigo colégio municipal). Para mais informações entre em contato via WhatsApp: 98878-0095

#Desenvolvimento 20/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro conquista 1º lugar do prêmio Prefeito Empreendedor

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Lima Bezerra, recebeu o prêmio Prefeito Empreendedor promovido pelo SEBRAE-Ceará. A entrega ocorreu nessa quinta-feira, 19, na capital cearense, Fortaleza. Ao lado do seu secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Wilson Soares, o gestor foi agraciado com o título de 1º lugar como Melhor Sala do Empreendedor no biênio 2021/2022.

O prefeito de Juazeiro destacou que o prêmio é resultado de uma série de esforços, projetos e parcerias que são desenvolvidos com entidades, como Instituições de Ensino Superior, OAB, Conselho Regional de Contabilidade, SEBRAE e muitos outros. "Mesmo durante a pandemia, nossa Sala do Empreendedor permaneceu atendendo, auxiliando e capacitando os empreendedores, inclusive com ampliação dos serviços, através do Programa AUJE", destacou Glêdson.

O Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor premia gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Em Juazeiro do Norte, apenas de janeiro até maio de 2022, a Sala do Empreendedor já foi responsável por superar o número de atendimentos do ano de 2021. Atualmente, os microempreendedores individuais (MEI) em Juazeiro do Norte representam 56% do número total de estabelecimentos em nosso município. O que requer políticas públicas específicas para este público, objetivando ações de suporte, desburocratização e capacitação, elementos que vão ao encontro da Sala do Empreendedor.

#Desenvolvimento 16/05/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura capacita servidores para melhorar atendimento no serviço público

A Prefeitura de Juazeiro lançou no sábado, 14, o Programa Performance. A primeira fase do Programa de Capacitação aconteceu no auditório da Seduc. Um treinamento ministrado pela consultora Marília Falcione, que focou no desenvolvimento das estratégias de gestão e no atendimento humanizado para o usuário do serviço público. A consultora usou seu conhecimento e experiência corporativa, para traçar mecanismos de melhoria nos indicadores e índices do município, quanto ao sentimento da população sobre o atendimento nos serviços oferecidos pela Prefeitura.

Este primeiro momento foi direcionado ao primeiro escalão da gestão, com a finalidade de capacitar as lideranças e, após isso, levar para os demais setores, realizando um amplo projeto de treinamento de todos os servidores, desde os secretários municipais aos atendentes da linha de frente dos departamentos do serviço público.

O evento, de mais de 4 horas, teve dinâmicas, relatos, troca de experiências, e um diálogo entre as secretarias, onde se buscou enxergar medidas que estão dando certo, e assim poder levar aos demais setores, a fim de dinamizar o atendimento, oferecendo um serviço assertivo e empático para o cidadão juazeirense.

#Desenvolvimento 12/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro abre inscrições para Semana do Microempreendedor Individual

Está aberto o período de inscrição para participar da Semana do Microempreendedor Individual de Juazeiro do Norte. De 16 a 20 de maio, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação disponibilizará vasta programação para auxiliar os empreendedores em suas principais demandas.

Serão oferecidas oficinas práticas e palestras com especialistas sobre acesso ao microcrédito, como emitir alvará, além de outras temáticas voltados para os Microempreendedores Individuais e para quem tem a intenção de abrir um negócio próprio.

As atividades serão desenvolvidas na Escola de Saberes Daniel Walker, na Rua Pe. Cícero, S/N, Centro.

As inscrições e agendamentos podem ser feitas na plataforma Forms, no local ou através do WhatsApp (88) 9 8878 0095 e telefone (88) 9 9656 9087.

Confira programação abaixo:

SEGUNDA-FEIRA (16/05)

09h - Oficina: Parcelamento Help com Prof. Ricardo Aladim (NAF - UFCA)

TERÇA-FEIRA (17/05)

09h - Oficina: Como emitir alvará e nota fiscal do MEI? (SEFIN)

14h Mentorias especializadas em Marketing digital, finanças e vendas (Premium Consultoria)

QUARTA-FEIRA (18/05)

9h - Oficina: Como emitir alvará e nota fiscal do MEI? (SEFIN)

17h - Palestra: Gestão Financeira e Orientação ao Crédito para MEIs (SEBRAE)

QUINTA-FEIRA (19/05)

9h - Oficina: Como o MEI pode vender para as escolas públicas? (SEDUC)

9h - Oficina: Como funciona a aposentadoria do MEI? (INSS)

14h - Oficina: Custos x Precificação com Prof. Mário César (NAF-UFCA)

14h - Mentorias especializadas em Marketing digital, finanças e vendas (Premium Consultoria)

SEXTA-FEIRA (20/05)

9h - Oficina: Como o MEI deve preencher o relatório mensal? (NAF-UFCA)

Estamos te aguardando.

#Desenvolvimento 11/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Parceria amplia serviços para MEIs em Juazeiro do Norte

O município de Juazeiro do Norte fechou mais uma parceria com a UniJuazeiro para garantir apoio aos Microempreendedores Individuais-MEIs. A iniciativa faz parte do projeto "Integra", desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDECI), e que objetiva integrar projetos e programas de extensão e pesquisa das instituições de ensino superior com o poder público municipal.

Com a iniciativa, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UniJuazeiro estará integrado com a Sala do Empreendedor da SEDECI. Com isso, será ampliado o número de serviços e de atendimentos para os microempreendedores, reduzindo assim o tempo de espera e melhorando a qualidade de atendimento.

#Desenvolvimento 10/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro do Norte realizará a Semana do Microempreendedor Individual

O Município de Juazeiro do Norte promoverá de 16 a 20 de maio a Semana do Microempreendedor Individual. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e contará com vasta programação, pensada para auxiliar os empreendedores a esclarecerem suas principais questões.

Durante a semana, os microempreendedores poderão participar de uma jornada de conhecimento que vai ajudá-los a encontrar sua inspiração para empreender, ficar por dentro das tendências e oportunidades de negócios, além de interagir com outras pessoas trocando ideias para evolução nos negócios.

Serão oferecidas oficinas práticas e palestras com especialistas sobre acesso ao microcrédito, como emitir alvará, além de outras temáticas voltados para os microempreendedores individuais e para quem tem a intenção de abrir um negócio próprio.

#Desenvolvimento 28/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prefeitura realizará o I Fórum dos Sapateiros de Juazeiro do Norte

A Prefeitura de Juazeiro do Norte vai realizar a primeira edição do fórum voltado para aos pequenos empreendedores de calçados do município. O 1º Fórum dos Sapateiros de Juazeiro está previsto para ocorrer no próximo mês de maio. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

O fórum terá como tema: "A Construção do Sapateiro do Amanhã", política pública prevista no plano de governo do município. O encontro permitirá que os profissionais exponham suas necessidades e desafios ao poder público, que utilizará essas informações para o desenvolvimento de serviços especializados para o setor.

A Sedeci ainda definirá o local e datas da realização do evento.

#Desenvolvimento 27/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Município inicia 2ª fase de revitalização da Associação Joias do Cariri

O município de Juazeiro do Norte deu início à 2ª fase de revitalização da Associação Joias do Cariri. A iniciativa é fruto de um projeto, disposto em três etapas, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci.

A Associação Joias do Cariri é uma das organizações mais antigas nos ramos de joias, lapidação e atividades correlacionadas à área de artesanato e economia criativa.

A 1ª etapa consistiu na revitalização das máquinas da organização, desenvolvida em parceria com o SENAI. Já esta 2ª etapa está relacionada ao saneamento jurídico-contábil, feita em conjunto com o Núcleo de Apoio à Gestão em Entidades Sociais (NAGES), da Universidade Federal do Cariri.

Na fase final, haverá o chamamento de todos os membros da associação para realizar eleições e aditivos que permitam a entrada de novos setores na organização, como os designers, além do total reestabelecimento dos trabalhos no setor.

#Desenvolvimento 08/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Aeroporto de Juazeiro receberá investimentos de R$200 milhões

O Aeroporto Regional do Cariri -Orlando Bezerra de Menezes deve receber investimentos de R$ 200 milhões. O anúncio foi feito na noite dessa quinta-feira, 7, pela direção da empresa AENA-Brasil, que administra o equipamento, em Juazeiro do Norte. Em aproximadamente um ano, a partir do seu início, a obra será concluída e o aeroporto terá a capacidade de fluxo dobrada.

O projeto prevê reconstrução e ampliação da área de embarque, reforma da pista de pouso, além de estudo para a instalação de terminais de cargas para viabilizar o tráfego de aeronaves cargueiras. Também está em discussão a desafetação da área do estacionamento do aeroporto para reconstrução e disponibilidade de 200 vagas, após a reforma.

O município, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Inovação, contribui com as indicações sobre as principais necessidades registradas pelos usuários para que haja assertividade quanto às necessidades locais.

Para o prefeito Glêdson Bezerra, a ampliação garante a elevação no fluxo de passageiros e cargas, o que promove o turismo e o desenvolvimento da cadeia produtiva de toda a região.

#Desenvolvimento 06/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Município e AENA fazem apresentação sobre reforma do Aeroporto de Juazeiro

O município de Juazeiro do Norte e a AENA Brasil vão apresentar o projeto de reforma do Aeroporto Regional do Cariri-Orlando Bezerra de Menezes. O evento será o pontapé para a ampliação do equipamento, que deve garantir novos voos e crescimento em diversos setores da região.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Município - Sedeci informa que a apresentação ocorrerá nesta quinta-feira, 7, a partir das 17 horas, no auditório da Secretaria de Educação, à Rua 15 de Novembro, esquina com a Rua São Francisco - bairro São Miguel.

#Desenvolvimento 05/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro defende instalação do Porto Seco no Cariri

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte fez defesa da implantação do Porto Seco na Região do Cariri. A solicitação ocorreu durante o 1º Encontro dos Municípios Polo do G52, pelo titular da pasta, Wilson Soares.

O G52 é um evento idealizado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e reúne autoridades, especialistas, bancos e atores estratégicos para criar uma nova instância de debates e viabilização de projetos para os municípios da área.

Na ocasião, o secretário defendeu a instalação do Porto Seco na região do Cariri como solução capaz de ampliar o número de exportações. Ele destacou, ainda, que com a implementação em Missão Velha, no Cariri, onde passa a Transnordestina, a região terá um ganho de escala e produtividade jamais visto na indústria, comércio, agropecuária e nos serviços, no sul do Ceará.

O secretário finalizou pedindo apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da SUDENE para a concretização do projeto. "Com o Porto Seco teremos agora todos os modais de transporte, facilitando a exportação e importação de insumos para todos os setores produtivos da região do Cariri", disse Wilson.

#Desenvolvimento 04/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro mantém crescimento e saldo positivo na geração de empregos e abertura de empresas

O Município de Juazeiro de Norte registrou saldo positivo na geração de emprego com carteira assinada e abertura de novas empresas na avaliação do mês de fevereiro. O levantamento é do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI.

O período avaliado apresentou forte crescimento com um saldo de 395 novos empregos com carteiras assinadas. Os números apontam o mês como o 3º melhor de toda a série histórica, desde 2007. Conforme os registros do Caged, apenas 2014, que teve um saldo de 433, e 2021, com um saldo recorde de 468, superaram o mês de fevereiro de 2022.

Já sobre a abertura de novos CNPJs, o município também apresentou resultado positivo para o período. Juazeiro registrou a abertura de 333 novas empresas, enquanto 158 foram extintas. O resultado também aparece como destaque crescente nos últimos dois anos. No balanço, Juazeiro aponta com positividade de mais 175 novas empresas abertas, só em fevereiro.

#Desenvolvimento 31/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Prefeitura lança projetos de inclusão produtiva e desenvolvimento social

As secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho - Sedest e de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci, de Juazeiro, lançaram nesta quinta-feira, 31, dois programas de desenvolvimento social. O Frabritec, em parceria com o SENAI e o Projeto Desenvolvimento Social, Agora!, que terá parceria com o SENAC.

A secretária da Sedest, Zulneide Parente, destacou a importância dessa parceria com o Sistema S para a geração de mão de obra tecnológica e implementação de políticas públicas de integração social. Ela reiterou que o objetivo da ação é a concessão de direitos para o público em situação de vulnerabilidade social.

O Frabritec é um programa para disponibilizar vagas de cursos, em parceria com o SENAI. Ao todo serão 100 vagas, nas áreas de metal mecânico, vestuário e calçados, focando na qualificação de trabalhadores para a indústria.

O Projeto Desenvolvimento Social, Agora! foi apresentado pela diretora de Trabalho e Renda, Amanda Aquino, com criação de 380 vagas, em 9 linhas de cursos como pizzaiolo e manicure.

Estiveram também presentes o secretário da Sedeci, Wilson Soares, a secretária de Articulação, Josineide Lima, o gerente do SENAC, Cristiano Saraiva e o gerente do SENAI, Maurício Barreira.

#Desenvolvimento 29/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Parceria promove projeto pioneiro nos mercados de Juazeiro do Norte

O projeto Empreendedorismo nos Mercados em Juazeiro do Norte fez sua primeira reunião com permissionários do Mercado Central, nessa segunda-feira, 28. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci e conta com a parceria do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.

As ações serão desenvolvidas com permissionários instalados no Mercado. Em um projeto piloto, os 16 primeiros participantes serão atendidos por professores e acadêmicos do curso de Administração da Unileão. Eles contarão com capacitação nas áreas de marketing, finanças, operações de lojas e planejamento estratégico.

O projeto conta com o apoio da gerência do Mercado Central, através da divulgação, mobilização e inscrição dos permissionários. O trabalho visa melhorias na gestão dos negócios e fomento na economia local através dos pequenos comerciantes.

#Desenvolvimento 28/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro firma parceria com Governo do Estado para adesão ao Ceará Credi

O município de Juazeiro do Norte assinou parceria com o Governo do Estado para adesão ao programa Ceará Cred. A iniciativa ocorre através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação -Sedeci, que disponibilizará infraestrutura física e de pessoal para atender as pessoas que precisam de orientação no cadastro.

Os servidores que irão atuar no ponto de apoio passaram por treinamento. Já o espaço físico será instalado dentro da Sala do Empreendedor na sede da Secretaria, à Rua 15 de Novembro, nº S/N - São Miguel - esquina com a Rua São Francisco. O atendimento no ponto deve ter início ainda no mês de abril. A intenção é levar o programa para o maior número de beneficiados em Juazeiro.

O Ceará Credi é um programa estadual que tem como objetivo ampliar oportunidades de trabalho e renda para empreendedores informais, trabalhadores autônomos, Microempreendedores Individuais (MEI) e agricultores familiares, por meio do acesso ao crédito, capacitação empreendedora e educação financeira.

#Desenvolvimento 14/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sedeci atua para implantação de Mestrado Acadêmico em Administração

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte entregou nessa sexta-feira, 11, a carta de anuência que reconhece a necessidade de um Mestrado Acadêmico na área de Administração, no município.

O evento ocorreu na FIEC/SENAI-Juazeiro, onde representantes do setor também apoiaram a causa. A carta foi entregue ao coordenador de Inovação da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Elias Junior.

Na carta, a secretaria reconhece as potencialidades econômicas de Juazeiro e de como um Mestrado Acadêmico em Administração, com ênfase em Inovação, pode provocar melhorias substanciais no município.

#Desenvolvimento 10/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sedeci realiza atendimento itinerante para MEIs

Os atendimentos dos Microempreendedores Individuais - MEIs, de Juazeiro do Norte, também estão sendo realizados de forma itinerante. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci, através da Sala do Empreendedor. A ação visa facilitar o acesso dos trabalhadores informais aos serviços disponibilizados pelo município.

A primeira atividade foi desenvolvida nessa terça-feira, 8, no Beco da Cebola - Mercado Central do Juazeiro. A equipe atendeu microempreendedores com serviços como formalização, declaração anual, emissão de DAS, boletos mensais, além de orientação sobre como formalizar um pequeno negócio.

O trabalho deve acontecer a cada 15 dias, e percorrerá todos os mercados e centros comerciais da cidade. A ação deve resultar em um maior número de formalizações dos MEIs, garantindo os seus benefícios sociais e empresariais, contribuindo para a geração de emprego e aquecimento do comércio.

#Desenvolvimento 15/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sala do Empreendedor amplia canais de atendimento para o Micro Empreendedor Individual (MEI) de Juazeiro do Norte

A Sala do Empreendedor, situada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDECI), possui um novo canal de atendimento on-line. O portal pode ser encontrado no seguinte endereço eletrônico: https://sedeci.juazeirodonorte.ce.gov.br/sala-do-empreendedor.

Agora, o microempreendedor individual pode realizar formalizações, dar baixa, realizar sua declaração anual e gerar boletos de parcelamento. Em caso de dúvidas, há tutoriais que ensinam os procedimentos a serem seguidos.

A Sala do Empreendedor é uma parceria entre a SEDECI e o SEBRAE e tem como missão simplificar o dia a dia do empreendedor.

#Desenvolvimento 01/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro é o 2° município cearense no ranking da geração de novos empregos

Juazeiro do Norte é o 2° município cearense entre os 20 que mais geraram vagas de trabalho em 2021 - 5.793 novos empregos. Esta e outras marcas históricas, como a criação de quase 4 mil empregos na área de Serviços, constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, divulgado pelo Ministério do Trabalho.

Também obtiveram números recordes, em 2021, os setores do Comércio - 1.150 empregos, Construção civil - 559 e Industrial - 117 vagas, o primeiro saldo positivo deste setor, desde 2014. Outro desempenho excepcional foi quanto à abertura de 2.274 novos empreendimentos, o melhor resultado, nos últimos 9 anos.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro, Wilson Soares, vários fatores contribuíram para resultados históricos, como estes. Destacou a transparência, a desburocratização e, neste momento difícil de pandemia, o suporte dado pelo Município para que milhares de pessoas criassem seus negócios fortes e sustentáveis. "Tudo isto gerou a confiança do empresariado nesta gestão, que tem trabalhado com transparência e buscado sempre a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população", lembra Wilson Soares.

#Desenvolvimento 22/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prefeitura busca integrar projetos da UFCA com políticas públicas municipais

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Wilson Soares, esteve nessa sexta-feira, 21, com a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Cariri - UFCA, Fabiana Lazzarin.

Na oportunidade, foi apresentada uma proposta de projeto denominada "Integra/UFCA", que busca integrar os projetos e programas de extensão da UFCA com as políticas públicas e demais ações promovidas pela gestão pública municipal.

Nos próximos dias, conforme Estêvão Arrais, diretor de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo do Município, que também participou do encontro, será dado início ao planejamento e à fase piloto do projeto.

#Desenvolvimento 13/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Município recebe representantes do setor produtivo e da Assembleia para debater crescimento econômico

Ouvir demandas, sugestões e ações que estimulem o fortalecimento da economia em Juazeiro e no Ceará, como um todo. Estas foram as pautas de encontro, nessa quarta-feira, 12, entre o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Wilson Soares, representantes sindicais do setor produtivo e da Assembleia Legislativa - AL Ceará.

Na ocasião, foi apresentado também o projeto Move Ceará, que reúne iniciativas para a criação de uma agenda colaborativa, envolvendo diversos segmentos, objetivando o crescimento econômico. A explanação ficou a cargo da secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL, Luiza Martins.

O secretário Wilson Soares destaca a importância de iniciativas definidas de forma coletiva, como é o caso do projeto Move Ceará, que está sendo discutido nas macrorregiões do Estado. As ações terão como foco o fortalecimento da economia, através da geração de emprego e renda, neste momento de superação em meio à pandemia.

Estiveram presentes à reunião o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região, Abelito Sampaio, e o presidente regional do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico do Ceará - Simec Cariri, Adelaildo Pontes.

#Desenvolvimento 13/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Mais um encontro discute fortalecimento econômico

Dando continuidade aos encontros nas macrorregiões do Estado, Juazeiro sediou nesta quinta-feira,13, mais um encontro para debater ações que fortaleçam a economia cearense. Na oportunidade, foi apresentado às lideranças empresariais e de classe, dentre outros presentes, o projeto Move Ceará, pela secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, Luiza Martins.

Conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Wilson Soares, a iniciativa busca ouvir demandas e propostas voltadas para o crescimento da economia, em meio à superação da crise gerada pela pandemia do novo Coronavírus. O foco principal é a geração de emprego e renda.

Participaram também do evento: Wagner Alves - secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro do Norte - Sedeci;

Helena Oliveira - diretora do setor de Comércio e Serviços da Sedeci;

Francisco Leite - FIEC Cariri;

Julião Klécio - FIEC Cariri;

Jadson Henrique Rodrigues - presidente SINDLOJAS Juazeiro do Norte;

Zenilda de Senna -

presidente CDL Juazeiro do Norte; e

Moacir Siqueira - presidente ABRASEL Cariri.

#Desenvolvimento 12/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Município participa de ações para a requalificação da Asfacon

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci - participaram do primeiro encontro, nessa terça-feira, 11, com os membros da Associação dos Fabricantes de Confecções de Juazeiro do Norte - Asfacon.

Em parceria com a Managers Consultoria Empresarial, as três instituições unem forças em busca de soluções para este grupo de empreendedores, que incluem a requalificação do espaço e da própria entidade.

A Sedeci tem buscado, através da sua equipe técnica, desenvolver ações para este equipamento público voltadas para um planejamento estratégico, reforma do prédio e qualificação profissional.

A iniciativa tem como objetivo melhorar a gestão dos negócios na associação, fortalecendo a economia do município no setor de confecções.

#Desenvolvimento 10/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sala do Empreendedor realiza serviços gratuitos e com segurança aos cidadãos juazeirenses

A Prefeitura de Juazeiro do Norte disponibiliza espaço exclusivo para aqueles que desejam se tornar microempreendedores individuais (MEI) e para os que já possuem seus negócios no município. Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci, funciona a Sala do Empreendedor que, numa parceria com o Sebrae, presta, com total segurança, esclarecimentos e orientações voltados ao MEI.

Por agendamento, a Sala do Empreendedor realiza serviços, como a formalização, a baixa, retirada de boletos e parcelamento de débitos. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp (88) 88780095 ou pelo telefone (88)31990383, das 8 às 12 horas e das 14 às 16h30min.

O titular da Sedeci, Wilson Soares, chama a atenção para a importância de o microempreendedor e interessados em se tornar um deles procurarem apoio e informações junto a sites governamentais, seguros. Ele lembra que são frequentes golpes em sites falsos, que sempre têm destaque nas plataformas de busca.

*A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação fica na Rua 15 de novembro, s/n - bairro São Miguel.

#Desenvolvimento 10/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Município convida campeã em Robótica para parceria em Inovação

A estudante Yasmin Rodrigues, campeã nacional e, agora, vice-campeã mundial de Robótica, será parceira da Prefeitura de Juazeiro. A convite da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci - ela, juntamente com seu pai e professor Alexsandro Ferreira, vão desenvolver projeto de Inovação que contribuirá, significativamente, para o crescimento do setor, no Município.

A ideia, segundo Estêvão Arrais, diretor de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo da Sedeci, é tornar temas, como robótica, programação, inovação e tecnologia mais acessíveis aos juazeirenses, de modo especial aos jovens. "Com a participação de Yasmin e Alexsandro, valorizamos nossas mentes brilhantes enquanto avançamos nessas áreas indispensáveis ao desenvolvimento de Juazeiro", destacou.

#Desenvolvimento 01/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro participa de Encontro do Fórum Empresarial

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte participou do Encontro do Fórum Empresarial. O evento ocorreu na noite dessa terça-feira, 30, no IUÁ Hotel. A iniciativa é desenvolvida pelo Sebrae e conta com a participação do Ecossistema de Inovação, Cariri Halley e Gestão Municipal.

O evento foi aberto com encontro de Inovação e em seguida ocorreram os fóruns temáticos de Saúde, Turismo e Moda. A intenção é desenvolver um ecossistema que envolva todos os setores de forma a colaborar um com o outro. O momento conta ainda com a apresentação de ideias para promover essa interação.

O encontro de Inovação, de forma específica, ocorre como a retomada do engajamento entro os setores do Cariri. Com as ações, todos os segmentos podem apresentar demandas e soluções conforme se ajudam mutuamente.

#Desenvolvimento 01/12/2021 GABINETE DO PREFEITO Município firma convênio que concede desconto ao servidores junto a instituições de ensino

Os servidores municipais de Juazeiro do Norte podem, a partir de agora, ter acesso com descontos aos serviços prestados pelas instituições de ensino Universidade Cesumar (Unicesumar) e Colégio Salesianos São João Bosco.

O convênio, assinado pelo prefeito Glêdson Bezerra e os representantes dessas entidades, visa facilitar o acesso à educação e incentivar a qualificação, tanto dos servidores como de dependentes diretos dos funcionários.

A Unicesumar oferece descontos de 50% para os cursos de Ensino à distância, além de disponibilizar a utilização da infraestrutura física e tecnológica. O Colégio Salesianos ofertará 20% de desconto em todos os serviços de caráter educacional e esportivos oferecidos pela instituição.

Para mais informações sobre os procedimentos e documentação necessária para utilização dos serviços, basta entrar em contato com as instituições parceiras.

Contato Unicesumar: (88) 9.88361208

Contato Colégio Salesianos São João Bosco: (88) 21013770

#Desenvolvimento 26/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro participa de Kick-off do Pré-Acelera Cariri

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci de Juazeiro do Norte participaram do encerramento do Hackathon. O evento ocorreu na noite dessa quinta-feira, 25, no espaço Cuida e contou, ainda, com representantes do Instituto Euvaldo Lodi-IEL e HG Indústria, fabricante de calçados no município. A iniciativa faz parte do programa de pré-aceleração de Startups e projetos da indústria local.

Na oportunidade, as cinco equipes formadas por acadêmicos de universidades da região do Cariri apresentaram seis projetos que solucionam questões da HG Indústria, apresentadas no lançamento da maratona. As soluções foram desenvolvidas nas áreas do marketing, produto e distribuição.

O secretário executivo da Sedeci, Wagner Alves, destacou a inovação nas soluções apresentadas para a empresa. Ele revelou que já estuda outras maratonas para o início de 2022, envolvendo mais de uma dezena de empresas que poderão ser beneficiadas com a iniciativa.

#Desenvolvimento 24/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro sedia evento da Sudene para anúncio de investimentos no Cariri

O município de Juazeiro do Norte sedia, nestas terça e quarta-feira, 23 e 24, uma série de eventos de lançamento de investimentos no Cariri, realizados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - Sudene.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação deu o apoio logístico para a realização dos projetos que devem gerar investimentos e empregos para a região.

O encontro de abertura ocorreu no Hotel Verdes Vales, e o titular da Secretaria, Wilson Soares, recepcionou o superintendente interino da Sudene, Raimundo Gomes de Matos. Entre as pautas, prefeitos e lideranças da região e do estado debateram sobre o desenvolvimento regional através de incentivos fiscais e de financiamento de longo prazo. Outra discussão foi sobre as Cadeias Produtivas da Rota de Integração, além da assinatura de contrato para instalação de cinco parques de geração de energia solar, com investimento total de R$ 782,6 milhões.

O secretário Wilson destacou que quando o Cariri recebe esse volume de investimento, todos os municípios ganham e a geração de emprego e renda é consequência natural. O secretário revelou, ainda, que a "Fábrica de Técnicos", projeto que será instalado em Juazeiro, já deve fornecer profissionais para atuação no novo empreendimento.

#Desenvolvimento 24/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro participa de abertura de Maratona Tecnológica

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Wilson Soares, participou da abertura do Hackathon, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi-IEL junto à HG Indústria, fabricante de calçados no município. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 24, na sede da empresa, e seguirá até esta quinta-feira, 25.

A Maratona Tecnológica ocorre para resolver desafios propostos pela empresa em setores como logística, distribuição e marketing, através de ideias que serão apresentadas por 15 times inscritos no programa. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci e envolve o IEL e Universidades da região do Cariri, de onde os times são compostos.

O secretário Wilson disse que o objetivo é levar esse tipo de inovação para outras empresas que desejam empreender no município. "A expectativa é de avanço no sentido de aumentar a inovação junto ao setor produtivo, com iniciativas e apoio da gestão", ressalta.

A maratona será concluída com o Kick-off do Pré-Acelera Cariri, programa de pré-aceleração de Startups e projetos em atenção às demandas da indústria.

#Desenvolvimento 23/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro participa de parceria com Enel e Fiec e anuncia o programa de Técnicos

O município de Juazeiro do Norte deve lançar, nos próximos dias, o programa "Fábrica de Técnicos" para qualificação profissional. O anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Wilson Soares, após participar do lançamento do Centro de Treinamento da Enel e Sistema Fiec, no município, na última sexta-feira, 19, pelos diretores das instituições.

A partir da "Fábrica de Técnicos", Juazeiro firmará parceria com o Centro de Treinamento, e deve subsidiar cursos de formação. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação- Sedeci realizará levantamentos sobre as demandas do mercado para, a partir de então, disponibilizar a oferta das formações. A intenção é fortalecer a qualificação de mão de obra para a geração de empregos em diversos setores.

Já a "Fábrica de Técnicos" deve contar com parceria da própria Fiec, do Centec e Sebrae, além de outras entidades que possam participar do processo.

#Desenvolvimento 18/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro participa de evento em busca de crédito para microempreendedores

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação-SEDECI de Juazeiro do Norte participaram de encontro em busca de crédito e capacitação para microempreendedores. A reunião ocorreu de forma virtual, nesta quinta-feira, 18, promovida pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

O programa "Ceará Credi" é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Instituto E-dinheiro. O objetivo do programa é contribuir para a criação e fortalecimento dos pequenos negócios no estado, gerando mais emprego e renda nos municípios participantes.

O secretário Wilson Soares e a diretora de Comércio e Serviços, Helena Oliveira, apresentaram as demandas de Juazeiro, destacando a importância da aproximação entre gestão municipal e ADECE para ampliação da oferta do programa na cidade.

Na oportunidade, o presidente da ADECE, Francisco Rabelo, falou sobre a execução do programa. Já a diretora de Economia Popular e Solidária da entidade, Silvana Parente, apresentou proposta de parceria para ampliar o atendimento local.

#Desenvolvimento 17/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prefeitura de Juazeiro e CIEE iniciam inscrições de Processo Seletivo para vagas de estágio remunerado

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, está realizando processo seletivo, por meio de prova online, para vagas imediatas e cadastro de reserva para estágio remunerado.

Poderão participar do processo seletivo estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas, nos cursos de nível médio, técnico e superior.

As inscrições iniciaram nessa terça feira, 16, e são realizadas pelo site do CIEE, até às 12h00min do dia 1° de dezembro. O candidato deverá, no ato de inscrição, informar o turno e o local de estágio/Secretaria em que deseja exercer suas atividades, com carga horária diária de quatro horas.

A prova online será realizada no mesmo período das inscrições. O Processo Seletivo será composto por duas etapas: Prova objetiva online e entrevista. Para o nível médio e técnico, o valor da Bolsa Auxílio corresponderá a R$ 510 reais, por mês, já para o nível superior, a remuneração será de R$ 830 reais.

Todas as informações estão disponíveis no Edital abaixo.

#Desenvolvimento 17/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Comitiva juazeirense participa da Feira “Zero Grau” 2021

Uma comitiva de Juazeiro do Norte participa da Feira de Calçados e Acessórios Zero Grau-2021, em Gramados-RS. De segunda-feira, 15, até esta quarta-feira, 17, a feira reúne centenas de empresas expositoras, antecipando as novidades para o ramo de calçados e acessórios.

Representando a gestão municipal, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Wilson Soares. Também participa da comitiva o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte e Região, José Abelito, além de empresários da cidade e os vereadores Darlan Lobo, Beto Primo e Fábio Matos.

Além de impulsionar a produção de calçados para o alto verão, o evento estimula a fabricação de coleções para a temporada de 2022. A participação da comitiva local permite estreitar relacionamentos para fomentar o setor calçadista da cidade e alavancar os negócios na área.

#Desenvolvimento 16/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro do Norte participa do 35º Encontro Nacional Abrasel-Cariri

O município de Juazeiro do Norte participará da 35ª edição do Encontro Nacional Abrasel- Cariri. O evento acontecerá nestes dias 17, 18 e 19, com realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

A entidade é uma organização associativa empresarial, cuja missão é representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar. A intenção do evento é tornar conhecidas, em todo o Brasil, a cultura e a gastronomia da região do Cariri, além de atrair fornecedores do setor para a região e capacitar os empresários e trabalhadores do ramo.

A programação ocorrerá de forma híbrida e reunirá os participantes para discutir sobre os desafios e apresentar propostas para o avanço da alimentação fora do lar e, de maneira mais ampla, melhorar o ambiente empreendedor do País. O momento contará com palestras, painéis, rodadas de negócios, workshop, mesa redonda, cozinha show e apresentações culturais nos intervalos.

A programação completa pode ser encontrada no site da Prefeitura: juazeirodonorte.ce.gov.br

#Desenvolvimento 05/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Secretário de Agricultura participa de sessão na Câmara de Vereadores

O secretário de Agricultura e Abastecimento de Juazeiro, Roberto Sampaio, esteve na Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte na sessão dessa quinta-feira, 4, para apresentação de uma lei que beneficia a comunidade rural.

O titular da pasta explicou a necessidade de aprovação do projeto para que as comunidades dos Sítios São Gonçalo e Espinho consigam efetivamente recursos para o melhoramento na distribuição e abastecimento da água. De acordo com o gestor da agricultura, a aprovação é uma exigência do Programa Águas do Sertão, que busca beneficiar as comunidades rurais com água potável e tratamento de esgoto, visando a promoção de saúde e bem-estar.

A lei Estadual estabelece diretrizes de saneamento básico e abastecimento de água operados pelos próprios usuários, por meio de associações comunitárias de comunidades rurais de pequeno porte, sendo voltada para a população de baixa renda que reside na zona rural.

Após a explanação, os parlamentares votaram favorável ao projeto ressaltando a importância da pauta. Estiveram presentes, também, presidentes de associações rurais.

Fotos: Camila Brito

#Desenvolvimento 01/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E JUVENTUDE Sejuv abre inscrições para nova turma da oficina de orientação profissional

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude - Sejuv, em parceria com o Sistema Nacional de Emprego - SINE/IDT, vai realizar, no próximo dia 8, a partir das 10 horas, via Google Meet, mais uma Oficina de Orientação para o Mercado de Trabalho. As inscrições estão abertas até o próximo dia 7.

A oficina tem como público-alvo jovens entre 14 e 29 anos, que buscam inserção no mercado de trabalho.

Os interessados podem realizar a inscrição pelo link:

https://forms.gle/zz7zLAbDRtqPMCJ99

#Desenvolvimento 29/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Comitiva juazeirense visita Florianópolis em busca de parcerias para o desenvolvimento

Uma comitiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação -Sedeci de Juazeiro realizou visita técnica à capital catarinense, Florianópolis. O titular da pasta, Wilson Soares, e o diretor de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, Estêvão Arrais, visitaram a Associação Catarinense de Tecnologia-ACATE. A iniciativa visa buscar alternativas inovadoras para as demandas tecnológicas da cidade.

A entidade é considerada a principal representante do empreendedorismo inovador em Santa Catarina. A visita contou, ainda, com passagem pelo Centro de Ciências da Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), centro de referência nacional nas áreas de Administração Empresarial e Pública.

Para Juazeiro, a intenção é apoiar o ecossistema local, desde as startups até as empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia. Também foram apresentados vários projetos no âmbito da inovação, transparência e gestão pública, que poderão ser aplicados em âmbito local.

#Desenvolvimento 27/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Prefeitura faz entrega de carro para Associação Beneficente

A Prefeitura de Juazeiro do Norte fez a entrega de um automóvel para a Associação Beneficente Madre Maria Vilac, nessa terça-feira, 26.

O veículo foi adquirido com verba de emenda parlamentar destinada pelo Senador Tasso Jereissati, cujo recurso foi depositado na conta da Prefeitura. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho - Sedest ficou responsável por solicitar a licitação, adiquirir e repassar o veículo para a entidade.

O Prefeito Glêdson Bezerra destacou a importância da existência de uma instituição como a Abemavi, que contribui levando melhores condições para a população menos favorecida. "Entidades como a Abemavi trazem um alento para o Município, porque é difícil o poder público fazer sozinho, mas juntando os esforços com instituições sérias como a Abemavi, tenho certeza que Juazeiro do Norte terá dias cada vez melhores", acrescenta o prefeito.

O recurso total é da ordem de R$400 mil. Além do veículo tipo passeio, o recurso também será utilizado para a aquisição de uma Van. Os veículos serão utilizados para as ações de rua, como distribuição de refeições, e para atividades com pessoas atendidas pela entidade, principalmente idosos. Também serão adquiridos computadores para proporcionar um melhor atendimento ao público.

A Abemavi é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua há 13 anos em Juazeiro.

#Desenvolvimento 21/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Parceria da Prefeitura com iniciativa privada gera mais de 2 mil empregos em Juazeiro

Uma parceria entre a gestão municipal de Juazeiro do Norte e a empresa A&C, do ramo de call-center, já garantiu mais de 1.900 empregos até este mês de outubro, no município. A parceria é articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Em reunião nessa quarta-feira, 20, outras 300 novas vagas foram anunciadas para contratação até o final do ano.

O titular da Secretaria, Wilson Soares, destacou que, em visita técnica à sede da empresa, percebeu as boas condições de trabalho que são oferecidas aos colaboradores. "Mesmo com o período de pandemia, o município de Juazeiro cresce no volume de emprego gerado, graças às parcerias firmadas com a iniciativa privada", acrescentou o secretário.

Ele explica que cabe ao município articular a seleção do pessoal.

O trabalho envolve, também, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, que direciona os potenciais candidatos às respectivas vagas de emprego.

Além da A&C, a busca de parcerias que visem o desenvolvimento econômico de Juazeiro é promovida junto a outras empresas instaladas no município.

#Desenvolvimento 21/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município faz balanço mensal de ações de iluminação pública

Através da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, o município de Juazeiro do Norte realizou, somente no mês de setembro, a implantação e manutenção de 144 pontos de iluminação na cidade. Desse total, 77% diz respeito a lâmpadas do tipo Led, econômicas e com maior fator de irradiação.

Também foi realizada a extensão da rede em alguns endereços, atingindo 25 locais, incluindo a Zona Rural.

A população pode solicitar adequações no sistema, através do aplicativo Cidade Iluminada ou do telefone 0800 006 1636.

#Desenvolvimento 20/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sedeci participa do lançamento do programa Pré-Acelera Cariri

A Secretaria Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte participou do lançamento do programa Pré-Acelera Cariri. O evento ocorreu nessa terça-feira, 19, no Espaço Cuida. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o HUB de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi- IEL -CE e o Sebrae.

O projeto selecionará 10 startups para participarem do programa de aceleração junto ao Instituto.

Durante o evento, foram apresentados cases de sucesso desenvolvidas na região, bem como o resultado de startups que participaram do programa de aceleração, em edições anteriores, na capital cearense. "A iniciativa garante o desenvolvimento dos projetos que resultarão em empresas no município e da região", destacou o secretário Wilson Soares.

A intenção é conectar soluções inovadoras e trazer metodologia de Pré-Aceleração, interiorizando as ações do Sistema FIEC. A iniciativa conta com diversos parceiros regionais com foco nas demandas da indústria da região do Cariri.

#Desenvolvimento 18/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Juazeiro participa do Programa Pré-Acelera Cariri

A Secretaria Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte participa do programa Pré-Acelera Cariri. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o HUB de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi- IEL -CE e o SEBRAE. O evento de lançamento ocorrerá nesta terça-feira, 19, a partir das 18h30min, no Espaço Cuida, na Avenida Ailton Gomes, nº 4.900.

A iniciativa conta com diversos parceiros regionais e vai selecionar 10 startups/projetos inovadores com foco nas demandas da indústria da região do Cariri. A intenção é conectar soluções inovadoras e trazer metodologia de Pré-Aceleração, interiorizando as ações do Sistema FIEC.

As inscrições podem ser feitas através do link: https://bit.ly/3aDr9DC ou no site da Prefeitura de Juazeiro do Norte: www.juazeirodonorte.ce.gov.br

#Desenvolvimento 16/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Sedeci realiza visitas técnicas em busca de inovações para Juazeiro

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte- Sedeci participou de uma série de atividades junto à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará - Adece e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Estado do Ceará - Sedet. Os encontros ocorreram nos últimos dias 13 e 15, em Fortaleza.

Entre as pautas, o processo de reativação e composição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação- Comdein, além de encaminhamentos e atualizações sobre o programa de Clusters no Cariri, que prioriza as áreas de saúde, turismo e comércio.

Junto com representantes do Sebrae, a equipe também realizou visita técnica ao Mercado São Sebastião, com o objetivo de conhecer a gestão do equipamento, bem como novas práticas dos negócios ali instalados.

A programação contou, ainda, com reunião com representantes da Federação das Indústrias do Ceará - FIEC- Observatório da Indústria, para conhecer o trabalho que envolve inteligência de dados para melhorar a qualidade na tomada de decisão do poder público municipal. A equipe participou, também, de reunião com o Instituto SENAI de Tecnologia, em Maracanaú.

#Desenvolvimento 07/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prefeitura de Juazeiro promove live sobre empreendedorismo

Em celebração ao dia do Pequeno e Microempreendedor, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte-Sedeci promoveu uma live com a presença de empresários do Município. O encontro ocorreu nessa quarta-feira, 6, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL, onde os empresários falaram sobre suas trajetórias e a participação da gestão municipal como parceira dos negócios.

Participaram da live, a empreendedora Rosana Ribeiro, representante da Malibu, indústria do ramo calçadista; Maria Afonsina, representante da empresa Autrotrack, do ramo de autopeças, e Norberto Mascarenhas, representante da Blitz Sovertes, além do representante do Sebrae, Joaquim Cartaxo, e da equipe da Sedeci.

O secretário, Wilson Soares, parabenizou e destacou a importância dos quase 20 mil pequenos microempreendedores pela data, lembrando que representam aproximadamente 80% dos negócios de Juazeiro.

Os convidados falaram sobre o desenvolvimento de suas empresas e a contribuição do município, através das parcerias firmadas.

#Desenvolvimento 23/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prefeitura articula implantação de cursos em parceria com CENTEC- FATEC

A Prefeitura de Juazeiro articula a implantação de cursos estratégicos para capacitar jovens de famílias carentes e em situação de vulnerabilidade.

Para viabilizar o projeto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação atuará em parceria com a Faculdade de Tecnologia CENTEC-FATEC Cariri.

Inicialmente, haverá um estudo prévio levantando os bairros mais carentes e as suas respectivas vocações. Em seguida, a implementação de cursos em áreas estratégicas para a promoção do desenvolvimento econômico do município.

O projeto estabelece, ainda, o acompanhamento destes profissionais e avaliações sobre custos, impactos e benefícios pessoais gerados com a iniciativa.

#Desenvolvimento 09/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Sedest leva atendimentos para o Vapt Vupt

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho - Sedest dará início à descentralização dos seus atendimentos para o público.

Na próxima segunda-feira, 13, a partir das 9h30, acontecerá a inauguração do espaço de atendimento da Sedest na Central de Serviços Vapt Vupt.

Inicialmente, serão ofertados os serviços do Cadastro Único - Cadúnico e haverá também uma equipe composta por assistente social e psicóloga. O espaço no Vapt Vupt funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14 horas.

Os atendimentos também continuarão sendo realizados na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, na Rua Monsenhor Esmeraldo, S/N, bairro Franciscanos.

www.juazeirodonorte.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 16:20:42