CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#SetembroAmarelo 29/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Sesp promove debate sobre saúde mental

A Secretaria de Segurança Pública de Juazeiro do Norte promoveu um encontro para debater saúde mental. A iniciativa faz alusão à campanha Setembro Amarelo de prevenção à vida. O momento ocorreu nesta sexta-feira, 29, na sede da pasta, com Guardas Civis Metropolitanos e profissionais da Assistência Social e Psicologia.

O momento contou com roda de conversa sobre orientação psicológica, direcionamento para tratamentos e promoção de saúde e bem-estar. A expectativa é proporcionar acesso aos equipamentos e equilíbrio entre os agentes da segurança pública para o pleno acolhimento e prestação de serviços para a população.

#SetembroAmarelo 13/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Estudantes participam de atividades relacionadas ao Setembro Amarelo

Em alusão ao mês de valorização à vida, a comissão do Vidas Preservadas de Juazeiro do Norte, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu nessa terça-feira, 12, um encontro com estudantes da Escola Vereador Francisco Barbosa da Silva, no Horto.

A ação é contínua durante todo o ano nas escolas municipais, mas é intensificada neste mês, em virtude da campanha do Setembro Amarelo. A roda de conversa busca dialogar com os discentes sobre o combate ao bullying no contexto escolar.

Durante o momento são realizadas escutas ativas junto aos estudantes onde pontos específicos como autoestima, autoconfiança, combate ao preconceito, e o estímulo ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais também são incentivados, valorizando o autoconhecimento

Um dos membros da comissão, Professor Djailson Ricardo, destaca que as ações vão além do Setembro Amarelo e que são trabalhadas nas escolas de uma forma leve buscando a prevenção, a conscientização e o aprendizado.

#SetembroAmarelo 11/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Rede de Atenção Psicossocial disponibiliza calendário do Setembro Amarelo

A campanha em preservação da vida ganha forma em Juazeiro do Norte. A Rede de Atenção Psicossocial, formada pelo CAPS AD III, CAPSi e CAPS III, programou atividades alusivas ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. As atividades ocorrerão em pontos distintos da cidade, e serão abertas ao público.

Cada Centro de Atenção Psicossocial focará em um mote da campanha. De acordo com Dayse Luz, diretora de Saúde Mental, o intuito é abranger os diversos públicos que precisam ser alcançados neste mês. "Cada CAPS desenvolverá atividades próprias, assim temos como debater e aprofundar mais o tema", explica.

O CAPSi trabalhará com o tema ‘Cultura e paz de afeto', voltado para o cuidado de crianças e adolescentes e terá como foco as escolas da rede municipal. No dia 13 próximo, haverá uma roda de conversa sobre educação popular em saúde e luta antimanicomial, no Centro Cultural do Cariri. No dia 18, o debate sobre valorização da vida chegará aos alunos do Escola Cícera Germano. O mesmo diálogo ocorrerá dia 19, na Escola Mário Bem e, em seguida, dia 20, se estenderá aos estudantes da Escola Zilá Belém. O encerramento das atividades será feito no dia 29, no CAPSi, na Rua Odete Matos de Alencar, 894, com o círculo de cultura sobre paz e afeto. "Também vamos ter grupos terapêuticos na unidade para compartilhar cuidados", pontua a diretora.

O CAPS AD III abordará ‘O cuidado da saúde mental todo dia'. Nesta terça-feira,12, e no dia14, a unidade realizará um debate sobre saúde mental e contemporaneidade, no Vapt Vupt. O Centro de Infectologia e o Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes vão receber a mesma ação, no dia 18. O tema chegará ao Centro POP no dia 19. Nos dias 25 e 26, a palestra será realizada, novamente, no Vapt Vupt.

Atendendo mais de 650 pessoas, o CAPS III vai tratar o lema ‘Promovendo a valorização da vida'. Durante todo o mês, realizará grupos de debates com troca de experiências e dinâmicas entre os assistidos. No dia 11, às 14h, a população poderá participar da palestra ‘O reconhecimento e apoio familiar'. A cozinha comunitária do bairro João Cabral receberá a equipe da unidade, no dia 14, às 9h, para conversar sobre saúde mental. No dia 16, a unidade contará com a dinâmica ‘Faz bem pra gente cuidar do corpo e da mente'. O debate sobre a influência da alimentação na saúde mental também está incluso no cronograma. A roda de conversa acerca do tema será feita dia 19.

Para fechar a campanha em preservaçãoda vida, a Guarda Municipal de Juazeiro terá, no dia 29, uma palestra sobre saúde mental. Todas as ações citadas, com exceção da Cozinha Comunitária, serão sediadas na Rua Raimundo Machado da Silva, 236, no bairro Triângulo.

#SetembroAmarelo 04/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município realiza abertura da Campanha Setembro Amarelo

"Se precisar, peça ajuda!" É com esse lema que a Secretaria de Saúde de Juazeiro - SESAU dá início à ‘Campanha Setembro Amarelo', mês de prevenção ao suicídio. A primeira ação, voltada para o cuidado dos profissionais de saúde mental, aconteceu na última sexta-feira, 1º, no CAPS III e contou com a oferta de serviços de ventosaterapia, reflexologia, liberação miofascial e auriculoterapia.

Com música relaxante e clima de descontração, os usuários do equipamento, junto aos servidores puderam realizar alongamentos relaxantes, trocar palavras de reafirmação e falar sobre as práticas cotidianas que ajudam na manutenção da saúde mental. "Não podemos tratar o tema como um tabu ou ter uma visão campanhista. É preciso entender que a mente envolve vários fatores", explica Dayse Luz, diretora de Saúde Mental.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia, segundo dados do Ministério da Saúde.

Para Martenisia Lemos, secretária do CAPS III, é preciso reconhecer, também, os profissionais que atuam com esse tema tão delicado. "Por vezes acabamos absorvendo as coisas, então ter esse momento de relaxamento é uma forma de mostrar o quanto somos importantes nessa prevenção", afirma. Segundo a servidora, ela está pronta para cumprir os próximos turnos. "Estou extremamente leve, agora", brinca.

Os serviços ofertados são uma parceria da SESAU junto ao Centro Universitário Leão Sampaio. A professora e fisioterapeuta, Ana Geórgia Amaro, reforçou como a auriculoterapia contribui para a melhora da ansiedade, estresse e depressão. "Nós estimulamos regiões do corpo que proporcionam bem-estar, aqui estamos usando uma semente que pode ficar de 4 a 5 dias em funcionamento", explica.

Durante o mês de setembro, Juazeiro contará com uma programação especial a ser desenvolvida em pontos da cidade em alusão ao Setembro Amarelo e a defesa da vida. Em breve, o calendário de ações será disponibilizado no site da Prefeitura: juazeirodonorte.ce.gov.br.

www.juazeirodonorte.ce.gov.br
Emitido dia 17/05/2024 às 04:15:34