CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MemorialPadreCícero 20/03/2024 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Fundação Memorial realiza Exposição da Vida de Padre Cícero

A Fundação Memorial Padre Cícero abriu, nesta quarta-feira, 20, a Exposição intitulada "A Vida de Padre Cícero", do Xilógrafo José Lourenço, que narra a trajetória de vida do sacerdote e está sendo exibida pela primeira vez. A exposição se encontra na Escola de Saberes, até o próximo dia 28. A ação faz parte da programação da 42ª Semana Padre Cícero, como forma de homenagear os 180 anos do sacerdote.

As xilogravuras de José Lourenço, originais, foram doadas à biblioteca da Fundação Memorial Padre Cícero, no formato de álbum com 16 xilogravuras, entalhadas pelas mãos habilidosas do xilógrafo. Na exposição são exibidas reproduções dessas imagens.

De acordo com os curadores da exposição do Padre Cícero, Allan Freitas e Thalyta Alencar, a ação homenageia além do sacerdote e sua história, o próprio José Lourenço, que se consagrou como um dos maiores xilógrafos do Brasil. A exposição conta, além das reproduções das xilogravuras, com peças e objetos pessoais do sacerdote como escova, cajado, batina, manutergium, lenço, entre outros.

A Vida de Padre Cícero foi exemplo de amor e dedicação de serviço aos pobres. Os seus feitos e ideias reverberam até os dias de hoje, moldando o curso da história social, religiosa e política no Ceará e inspirando milhares de fiéis e devotos brasileiros.

Filho de paraibanos, o Xilógrafo José Lourenço Gonzaga nasceu em 1964, em Juazeiro do Norte. Em sua infância, convivendo em meio aos artesãos, teve seu primeiro contato com o ofício artístico. Em 1985, produziu a primeira xilogravura, a capa de um cordel intitulado "o casamento matuto", porém, o seu ponta pé inicial para entrar de vez na xilogravura foi quando produziu seu primeiro álbum, com o título "A vida de Pe. Cícero", em 1990.

Premiada pelo Salão de Abril em 1991, a coleção de xilogravura "A vida de Pe. Cícero" que nomeia a presente exposição, é composta por 16 imagens, que narram os momentos mais importantes e essenciais da vida do sacerdote de Juazeiro. Para José Lourenço, ela é a sua obra mais importante, pois além de alavancar sua carreira, foi importante para o surgimento de uma nova geração de artesãos no Cariri. Por toda a importância de seu trabalho na região, José Lourenço é um testemunho de resistência, luta e vitalidade da cultura caririense.

Esteve presente na solenidade de abertura, o secretário de Turismo, Renato Wilamis, que comentou sobre a felicidade de iniciar a 42ª semana Padre Cícero e mencionou que a exposição enriquece ainda mais a programação da semana. "Trazer um pouco da história de Padre Cícero para o centro da cidade [Escola de Saberes Daniel Walker], é uma ação ousada", afirma.

Também esteve na ocasião, o historiador e memorialista, Renato Casimiro, que falou sobre a importância da data e da homenagem a Padre Cícero. "Nós, hoje, filhos dessa terra, nos orgulhamos muito da existência desse homem e dessa civilização que ele iniciou, a construção de Juazeiro". Ele também comentou sobre o esforço e determinação na história desde 1872, quando o sacerdote veio morar na cidade. E completou: "um homem notável e, hoje, ainda estamos tentando descobrir o que, de fato, foi a sua trajetória", afirma o historiador.

#MemorialPadreCícero 14/12/2023 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Comunicado.
Informamos que a Fundação Memorial Padre Cícero está deixando as dependências do Cariri Shopping, e retornará para o Núcleo de Arte, Cultura e Educação Marcus Jussier, sede da Secretaria de Cultura - SECULT.

A Exposição Padre Cícero Servo de Deus terá as peças da reserva técnica higienizadas e organizadas. A Fundação buscará parcerias com a Universidade Federal do Cariri - UFCA e a Universidade Regional do Cariri - URCA para realizar esse procedimento no acervo. Em breve, a Fundação pretende estar transportando todas as peças para o prédio original do Memorial Padre Cícero, completamente reformado.  

A exposição foi sediada no Shopping e esteve exposta pelo período de quase um ano. A Fundação agradece o espaço cedido pelo Cariri Shopping.
#MemorialPadreCícero 11/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Padre Cícero é inserido no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

O Padre Cícero Romão Batista foi incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O Diário Oficial da União publicou, nesta quarta-feira, 11, a Lei nº 14.693/2023, sancionada pelo presidente Lula. O livro preserva as figuras que marcaram a história do país.

O projeto foi apresentado pelo deputado federal José Guimarães, em 2020, e aprovado, posteriormente, na Câmara dos Deputados, em maio de 2023. No Senado, a aprovação aconteceu no dia 13 de setembro e seguiu para a Presidência da República.

Com o "padim", somam-se 66 personalidades incluídas no reconhecimento por um Brasil melhor. Dentre eles estão Tiradentes, Anita Garibaldi, Zumbi dos Palmares, Machado de Assis, Chico Xavier e Irmã Dulce.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria está presente no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes.

#MemorialPadreCícero 06/10/2023 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Fundação Memorial Padre Cícero recebe mais de 16 mil visitas de janeiro a outubro

A Fundação Memorial Padre Cícero contabilizou, a partir do seu sistema digital (aplicativo) chamado "Padim", que mais de 16 mil visitantes passaram pela Fundação entre janeiro e outubro.

O sistema, que informa a quantidade, estado e cidade dos visitantes ao museu, está funcionando no Cariri Shopping desde a instalação da Exposição "Padre Cícero Servo de Deus".

Os dados constataram que as maiores quantidades de visitas por estado foram além do Ceará (12.958), Pernambuco (1.096), Paraíba (463) e Alagoas (406). A exposição também recebeu visitação dos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Piauí, Paraná, Rondônia, entre outros. No total, foram 16.298 visitantes.

#MemorialPadreCícero 24/07/2023 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Fundação Memorial Padre Cícero comemora 35 anos

A Fundação Memorial Padre Cícero comemorou 35 anos no sábado, 22. A data foi celebrada junto aos 112 anos de Emancipação Política de Juazeiro. O momento aconteceu no Cariri Shopping com a entrega de um busto do Padre Cícero como forma de agradecimento e homenagem pelo espaço cedido para o funcionamento do museu.

A Presidente do Memorial, Teresa Siqueira, ressaltou que é necessário lembrar a importância dos presidentes da Fundação para a história do equipamento. Ela também agradeceu a doação do professor Abraão Batista, de três peças para o acervo do museu: a estátua em tamanho original do Padre Cícero, o quadro com a imagem do Padre Cícero, e uma batina que pertenceu ao sacerdote, recebidos este ano.

Teresa afirma que tudo é um lembrete de como é importante preservar a memória e a história do patriarca e da cidade de Juazeiro.

O prefeito Glêdson Bezerra, o doador das obras, Abraão Batista, e secretários da gestão participaram do evento.

#MemorialPadreCícero 17/07/2023 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Campanha Lixo Premiado entrega premiação

A entrega do prêmio da Campanha Lixo Premiado, promovida pela Fundação Memorial Padre Cícero, foi realizada nesse domingo, 16, na Loja da Exposição Servo de Deus, no Cariri Shopping. A ação fez parte da programação da Semana do Município de Juazeiro, que acontece até o próximo dia 22.

O ganhador, Cícero Victor Guedes Ferreira, do bairro Salesianos, recebeu uma lavadora Brastemp 12kg. Para concorrer, ele doou, durante a ação iniciada em junho, mais de 200 itens para descarte.

A presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Teresa Siqueira, falou da importância do Memorial para Juazeiro do Norte, explicou o propósito da Campanha e como a ideia surgiu, a partir dos Preceitos Ecológicos do Padre Cícero e da 21ª Semana de Museus realizada em maio com o tema: "Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar ".

Todo o material recolhido durante a campanha será doado à Associação de Catadores de Juazeiro do Norte.

#MemorialPadreCícero 05/06/2023 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Fundação Memorial Padre Cícero promove Campanha “Lixo Premiado”

A Fundação Memorial Padre Cícero inicia nesta terça-feira, 6, a Campanha de Arrecadação de Resíduos Eletroeletrônicos, intitulada "Lixo Premiado". A campanha vai até o dia 30 deste mês.

Os interessados devem se dirigir ao Cariri Shopping, na loja da Exposição Padre Cícero Servo de Deus, onde os objetos serão recebidos para doação.

Na troca de cada item eletrônico, o participante recebe um cupom, sem limite de objetos entregues por pessoa. Desta forma, o interessado estará concorrendo a uma lavadora de roupas Brastemp, 12kg e, ao mesmo tempo, realizando ação de responsabilidade social em prol do meio ambiente.

Os itens recebidos na campanha são: televisores, monitores, telefones, celulares, mouses, teclados, CPU, impressoras, além de fios, videogames, memórias, notebooks, cabos e similares. Baterias de celular, cartuchos, pilhas e lâmpadas não serão recebidos. Todo o material recolhido será doado à Associação de Catadores de Juazeiro do Norte.

A campanha faz parte da 21ª Semana Nacional de Museus com o tema "Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar", que se relaciona diretamente à temática Meio Ambiente e aos preceitos ecológicos do Padre Cícero. Visa, também, contribuir para a consolidação de ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorre nesta segunda-feira, 5 de junho.

#MemorialPadreCícero 19/05/2023 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Fundação Memorial abre 21ª Semana de Museus

A Fundação Memorial Padre Cícero, em comemoração à 21ª Semana Nacional dos Museus, realizou, nessa quinta-feira, 18, uma mesa redonda para discutir a temática proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) - Museus, Sustentabilidade e Bem-estar. Como subtema "Práticas e Ações de Sustentabilidade, desenvolvidas na região do Cariri".

A presidente da Fundação, Teresa Siqueira, ressaltou a importância dos museus e enalteceu o poder que exercem para a sustentabilidade e bem-estar. Convidou os jovens acadêmicos presentes a visitarem os museus e se apropriarem da história.

O primeiro debatedor, Carlos Augusto Pinheiro (ICMbio Araripe), responsável pela gestão das unidades de conservação e, também, por cuidar do ecossistema, enfatizou que a Floresta do Araripe criou a primeira unidade de conservação no Cariri.

O segundo debatedor, Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, destacou que a função do Parque Ecológico de Juazeiro do Norte deveria ser o abastecimento do aquífero da cidade, entretanto, pouco se percebem atividades desenvolvidas neste sentido. Foi ressaltada a importância do Padre Cícero para o município, sobretudo, nas questões de preservação do meio ambiente, pois suas recomendações e o saber popular, por ele orientados, se transformaram em saber científico.

O terceiro debatedor, Professor Germário Marcos, coordenador do curso de Engenharia Ambiental do IFCE, relata que, embora Juazeiro do Norte e outras cidades do Nordeste estejam classificadas na faixa global das que possuem bons recursos hídricos, o aumento crescente no consumo de água e seu desequilíbrio estão contribuindo para a diminuição da disponibilidade deste recurso.

Ele afirma que o consumo maior do que a reposição natural, o crescimento urbano que, muitas vezes, causa o aumento do número de asfalto, a drenagem de lagoas e aumento do uso da água, junto com pessoas vivendo em áreas irregulares, ausentes de saneamento básico, causam a diminuição do nível dos lençóis freáticos no Cariri, sendo necessário o desenvolvimento de políticas públicas.

A mesa foi encerrada com o ensinamento do Padre Cicero "Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água de chuva" , destacando a figura dele como grande ecologista do Nordeste.

#MemorialPadreCícero 16/05/2023 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Fundação Memorial Padre Cícero promove abertura da Semana de Museus

A Fundação Memorial Padre Cícero promoverá a abertura da Semana de Museus nesta quinta-feira, 18, a partir das 15h, no Auditório do Cariri Shopping. O evento será mediado pelo curador da Fundação, Allan Freitas, tendo como convidados: Eraldo Oliveira, superintendente da Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro (AMAJU), Carlos Augusto Pinheiro (ICMBIO Araripe), e Germário Marcos Araújo (IFCE).

A 21ª Semana Nacional de Museus é realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAN) tendo como tema, neste ano, "Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar ". A Fundação Memorial Padre Cícero traz como desdobramento do tema geral, o subtema: "As lições de sustentabilidade deixadas pelo Padre Cícero ao seu povo".

Haverá, também, o lançamento da campanha de coleta de lixo eletrônico, bem como uma mesa redonda intitulada "Práticas e ações de sustentabilidade desenvolvidas na região do Cariri".

As inscrições são gratuitas e estão abertas até a quinta-feira, 18, por meio do link disponível abaixo.

#MemorialPadreCícero 27/04/2023 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Novas peças do Padre Cícero doadas ao Memorial já estão expostas

Duas, das três peças inéditas doadas à Fundação Memorial Padre Cícero pelo professor Abraão Batista, já estão expostas no espaço do Memorial, no Cariri Shopping.

Os objetos: o quadro de Padre Cícero, a batina usada pelo sacerdote e a estátua de concreto, em tamanho original,

foram recebidos nessa quarta-feira, 26.

Apenas a estátua foi encaminhada para restauração, o quadro e a batina podem ser apreciados.

Abraão Batista relatou que sua mãe queria muito bem ao Padre Cícero, então guardou a batina a sete chaves, "como se fosse um cabedal do espírito", reiterou.

Teresa Siqueira, presidente da Fundação, disse que será a primeira vez que o memorial terá em posse do seu museu uma batina, porque a mãe dele [Abraão], não entregaria a batina por coisa alguma. "É muito simbólico o ato de doação dessas peças ao acervo da Fundação", considerou.

A batina é uma peça autêntica utilizada pelo sacerdote para celebrar missas. O prefeito Glêdson Bezerra ficou emocionado e feliz com a doação das peças para o Memorial.

#MemorialPadreCícero 25/04/2023 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Fundação Memorial Padre Cícero receberá doação de três peças inéditas

Nesta quarta-feira, 26, às 14 horas, a Fundação Memorial Padre Cícero receberá a doação de três peças inéditas para compor seu acervo. Os objetos serão recebidos em evento onde será assinado um Termo de Doação. A solenidade será realizada na casa da família do doador, o professor Abraão Batista.

As obras pertenceram ao senhor Abdias Batista, um comerciante influente e bem-sucedido da cidade de Juazeiro do Norte, também amigo de padre Cícero e que fez parte do convívio do sacerdote. Abdias era pai do professor Abraão Batista.

Histórico das peças:

- A primeira peça é uma estátua em tamanho original da estatura do Padre Cícero, construída e erguida em 25 de dezembro de 1940. A estátua custou 2 contos e 500 Réis. Foram feitas duas estátuas, a primeira se encontra no Largo do Socorro e a segunda vai ser doada a Fundação Memorial Padre Cícero, tendo esta sido feita pelo escultor italiano Augustinho Balmes.

- A segunda peça é um quadro com a imagem do Padre Cícero, do ano de 1924, pintado com o sacerdote ainda vivo.

- Já a terceira peça é uma batina que pertenceu ao Padre Cícero. Essa será a primeira batina no arquivo da Fundação.

As peças estarão na "Exposição Padre Cícero Servo de Deus" no Cariri Shopping, aberta à visitação de segunda a sábado, das 10h às 21h, e nos domingos, de 12h às 20h.

#MemorialPadreCícero 09/03/2023 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Memorial exibe novas peças em comemoração ao aniversário de Padre Cícero

A exposição "Padre Cícero: Servo de Deus", no Cariri Shopping, acrescentou peças novas e algumas cartas inéditas do Padre Cícero, em comemoração aos 179 anos do patriarca de Juazeiro.

Objetos que recebem destaque são um dos primeiros sacrários da Capela do Socorro; um conjunto formado por talheres, xícara, pires, toalhas e louça de uso pessoal do sacerdote, representando sua vida privada; cartas originais do Padre Cícero e, também, a carteira de matrícula de Angélica Maria Romana, irmã do Padre Cícero. Outra peça que estará na exposição é uma cabeça de machado pertencente ao sacerdote, peça doada por Nair Silva, responsável por dar início à comemoração do aniversário do padre Cícero, nas primeiras horas do dia 24 de março.

#MemorialPadreCícero 26/01/2023 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Exposição Padre Cícero Servo de Deus é aberta

A Exposição Padre Cícero, Servo de Deus, foi aberta nessa quarta-feira, 25, no Cariri Shopping, e contou com a presença de várias autoridades.

O objetivo da exposição é dar espaço para que o romeiro e cidadão juazeirense possam visitar e conhecer o acervo de Pe.Cícero, além de peças da Beata Maria de Araújo.

A presidente do Memorial Padre Cícero, Teresa Siqueira, afirma que "é uma satisfação expor parte dessas peças, dando a oportunidade a todos os interessados de fazer sua visita e pagar promessas".

Ela ressalta que, na exposição, foi reservado um espaço para a Beata Maria de Araújo por entender que onde o Padre Cícero estiver, a beata deve estar.

Dentre as peças expostas, estão o testamento do padre Cícero e objetos pessoais utilizados por ele como chapéu, cajado, chapeleiro e cálice. Outras peças importantes são a foto do paninho do milagre da hóstia, o lenço que enxugou as últimas lágrimas do padre, bem como o oratório e o crucifixo de ferro e madeira usado entre as mãos de Pe. Cícero.

A Fundação Memorial tem um aplicativo chamado "Padim" que será utilizado para fazer um levantamento sobre a quantidade de pessoas visitantes da exposição e de que cidade vieram.

#MemorialPadreCícero 23/01/2023 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Exposição “Padre Cícero, Servo de Deus” será aberta nesta quarta, 25

A Fundação Memorial Padre Cícero realizará a abertura da Exposição "Padre Cícero, Servo de Deus", no Cariri Shopping, a partir das 18h desta quarta-feira, 25. As peças ficarão expostas, durante todo o horário de funcionamento do espaço, das 10h às 22h.

Essa primeira exibição tem como temática o Padre Cícero em sua vida sacerdotal. Para contar a trajetória, o Memorial irá expor mais de 60 peças do acervo. A exposição também contará com alguns objetos inéditos da Beata Maria de Araújo. As peças foram cedidas pelo professor, escritor e historiador, Renato Dantas.

Durante o período em que a Fundação Memorial permanecer no Shopping, acontecerão outras exposições temáticas, trocadas de acordo com o calendário religioso de Juazeiro do Norte.

A iniciativa tem como objetivo alcançar o público juazeirense enquanto o Memorial está sendo reformado e revitalizado.

#MemorialPadreCícero 17/01/2023 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Memorial firma convênio com Cariri Shopping para Exposição de Padre Cícero

A Fundação Memorial Padre Cícero assinou nesta terça-feira, 17, o convênio com o Cariri Shopping para montagem da "Exposição Padre Cícero, Servo de Deus".

A exposição deve ser aberta no próximo dia 25, e ficará disponível ao público enquanto o equipamento do Memorial passa por reforma.

A visitação poderá ser realizada das 10h às 22h, horário de funcionamento do Shopping.

www.juazeirodonorte.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 18:25:52