Secretaria da Saúde firma parceria com IACC para detecção precoce do câncer infantil

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria da Saúde, estabeleceu parceria com o Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC) no projeto que tem como intuito possibilitar o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.  

Nesta segunda-feira (25), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Município participaram, no auditório do Memorial Padre Cícero, de uma capacitação sobre câncer infantil e da apresentação do aplicativo “Amigos da cura”, ferramenta criada pelo IACC que permite o acesso a informações que aumentam a chance de cura de crianças e adolescentes. Na terça-feira (26) será a vez dos médicos e enfermeiros.

A plataforma disponibiliza para os profissionais da Atenção Primária
à Saúde, vídeo-aulas, palestras e pesquisas, além de fórum para o compartilhamento de conhecimento e a colaboração entre eles.

“Estamos sensibilizando todos os nossos profissionais da Atenção Primária para que eles auxiliem nesse projeto. A partir dessa capacitação, através das Unidades Básicas de Saúde e das visitas domiciliares, nossos profissionais irão identificar nas crianças quais são os sinais de um possível câncer infantil. Conseguiremos encaminhar para o atendimento com mais agilidade e qualidade, e isso com certeza ajuda no tratamento e na cura”, afirmou a secretária da Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Albuquerque.

Para a ACS Laurani de Araújo, esta parceria é imprescindível. “Toda parceria em prol de um bem tão grande assim é de suma importância para todo mundo. Cada um fazendo a sua parte a gente consegue chegar num resultado maior, que no caso é diagnosticar precocemente uma doença tão terrível que está acometendo nossas crianças”, destacou.
 
Fotos: Carlos Lourenço
 

Fotos