Prefeito Arnon Bezerra e Secretária de Educação prestigiam o início de mais uma turma do Projeto ser Cidadão

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Empresa Sabão Juá e o Serviço Social da Indústria (Sesi), realizaram na noite desta quinta-feira, 07, o lançamento da segunda turma do curso Ser Cidadão, na Escola Professora Maria de Lourdes Lopes, localizada na Vila Três Maria, onde irá contemplar 41 alunos dos sétimos e oitavos anos.

O projeto irá beneficiar também estudantes da escola Gerônimo Freire, no bairro João Cabral, e terá duração de 1 ano, com um total de 85 alunos nas duas instituições. A iniciativa tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento humano, cidadão e empreendedor dos adolescentes. Para o Prefeito Arnon Bezerra, que esteve presente, as ações em conjunto se tornam mais fáceis de serem resolvidas. “É dessa maneira que a gente alcança a prosperidade e desperta o talento que existe em cada um de nós”, disse.

A Secretária Maria Loureto de Lima destacou a importância do projeto para a comunidade e falou das parcerias feitas pelo Município. “A nossa obrigação é que cuidemos do ensino infantil e fundamental I e II, mas, no entanto, se entende educação como para todos. Logo nós precisamos abrir caminhos para os nossos alunos irem para o ensino médio, sendo assim temos uma parceria com o Colégio Salesianos onde hoje nós temos 29 alunos que estudam lá com bolsas pagas pelo município. Nós temos também parcerias com as universidades, com 396 alunos no ensino superior pagos pelo município, e isso é de uma relevância incalculável”, enfatizou.

Para a Diretora da escola, Cícera Correia, falar do Projeto Ser Cidadão é falar de gratidão e de reconhecimento das parcerias. “Eu só tenho a agradecer a essa parceria da empresa Sabão Jua que nos apoia”, destacou. De acordo com o Sócio Proprietário da Empresa Sabão Juá, Assis Mangueira, o que o motivou a fazer a segunda edição do projeto foi o acolhimento que a escola, por meio dos servidores, alunos e pais, tem para com a instituição. “Eles terão a oportunidade de visitar empresas e terem aulas de informática. Finalmente vão poder sonhar”, lembrou.

Primeira edição

No mês de setembro aconteceu a solenidade de encerramento do curso da primeira turma, com entrega dos certificados aos alunos do 8° e 9° ano que participaram da formação. A empresa Sabão Juá realizou uma seleção com os egressos e irá contratar um dos formandos, por meio do Jovem Aprendiz, para atuar na empresa. Os trâmites burocráticos estão em fase de finalização e o estudante Wanderson de Lima, que foi selecionado, já inicia na próxima semana. “Estou muito feliz e ansioso”, disse

Outros cinco formandos irão atuar como monitores remunerados nas turmas que vão iniciar nas duas escolas. Na ocasião, estiveram presentes ainda a Diretora da Educação do Sesi, Sônia Soares, a Gerente Administrativo do Sabão Juá, Simone Pereira, pais, alunos e servidores

Fotos: Lino Fly