Prefeitura de Juazeiro do Norte e CRA promovem 1° Programa Licitar pelas boas práticas de gestão

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Administração (Sead), em parceria com o Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), promoveram na manhã desta quarta-feira, 14, a realização do 1° Programa Licitar, que tem como objetivo o incentivo as boas práticas de gestão e condutas nas comissões de licitação dos municípios cearenses.

O evento aconteceu no auditório do Memorial Padre Cícero, seguindo o tema “Terceirização: Uma Abordagem Estratégica com Resultados nos Órgãos Públicos”. 
O 1⁰ Programa Licitar contou com a participação do presidente do CRA-CE, Leonardo Macedo, especialista nas práticas municipais de gestão pública, e também o administrador Lívio Giosa, um dos coautores da Nova Lei de Terceirização.

Estiveram presentes a Secretária de Administração, Romênia Botelho, bem como a Secretária Executiva da pasta, Suyanne Vidal, o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, o Secretário de Turismo e Romaria, Junior Feitosa, a Controladora e Ouvidora, Maria Eliza, e a Secretária de Saúde, Francimones Rolim. Participaram ainda servidores públicos de todas as Secretarias Municipais que lidam diretamente com Compras Governamentais, e ainda os que trabalham nos setores administrativo e financeiro das secretarias, além da contabilidade e tesouraria.

De acordo com a Secretária Romênia, o assunto é recente e relevante. “É a partir da licitação, das compras e das contratações de serviços, que a nossa população passa a ser bem assistida. Se a gente não tiver uma eficiência a partir do licitar, nós não teremos a excelência que todo Prefeito deseja, de atendimento à sua população”, disse.

De acordo com o estudante de Administração Pública e Servidor Público Municipal, Yago Nunes, que esteve presente, o momento foi uma importante iniciativa onde se discutiu os novos desafios na relação das empresas com o estado. “Na oportunidade, foi apresentado pelo Professor Livio Giosa a Terceirização como uma ferramenta de gestão, uma abordagem estratégica, com resultados, aplicada à Gestão Pública, ressaltando que além de qualificação técnica as empresas precisam ter responsabilidade social para desenvolver ações estratégicas junto com o Estado”, disse.



Fotos: Lino Fly

Fotos