SAD realiza treinamento para padronizar condutas clínicas

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte está realizando treinamento sobre Procedimentos Operacionais Padrão (POP) com seus profissionais, com o objetivo de padronizar as condutas clínicas do serviço.

O POP é o planejamento do trabalho a ser executado com cada paciente acompanhado pelo SAD, onde são descritas as etapas de um procedimento específico, de forma a padronizá-lo entre todos os profissionais que executarão tal procedimento. 

Entre algumas das situações estão tratamento de pneumonia, manejo de lesão por pressão, passagem de Sonda Vesical de demora, higienização simples das mãos, verificação de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, prevenção de tratamento de lesão por fricção e lesão por pressão, curativo em ferida operatória, retirada de pontos, higienização de traqueóstomo e aspiração endotraqueal. 

“São estratégias essenciais, tanto no processo de planejamento de ações, quanto na padronização das ações e do processo de trabalho. Dessa forma, podem ser considerados elementos importantes para obtenção da qualidade dos serviços de saúde”, ressalta a coordenadora do SAD, Rosa Maria Sobreira.

Fotos