Setur participa de evento com avaliadores da Unesco para o Geopark Araripe

A Prefeitura de Juazeiro do Norte esteve representada, por meio da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur), em um evento que recepcionou avaliadores da UNESCO (vindos do Vietnã e da Espanha) e parceiros do Geopark Araripe no município de Barbalha.

O encontro aconteceu no Arajara Park, localizado no Distrito de Arajara, no dia 18 de julho. Na oportunidade, o Secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Junior Feitosa, apresentou as atividades direcionadas ao turismo no Município, cujas ações visam desenvolver, juntamente com vários parceiros, toda a Região do Cariri.

O Secretário falou sobre a importância da cidade de Juazeiro do Norte para a Região e o Estado do Ceará e citou as principais ações de fomento ao Turismo que recebem o apoio da Administração Municipal, através do Prefeito Arnon Bezerra.

O evento contou também com a presença de diretores do Geopark Araripe, do Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco do 'O Lima Junior, o Reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness,  e de Instituições de Ensino Superior Privadas, representantes do Sebrae, da Prefeitura de Barbalha e de outros setores públicos.

Geossítio Colina do Horto

Os avaliadores da Unesco foram informados de dados levantados através de pesquisa que apontam que o Geossítio Colina do Horto recebe mais de 2 milhões de visitantes anualmente e quais os esforços feitos, juntamente com o Georpark Araripe, no sentido de promover a conscientização sobre a importância do local para os visitantes.

O Coordenador de Desenvolvimento Territorial e Geoturismo do Araripe, Prof. Eduardo Guimaraes, apresentou alguns eventos realizados que contribuem para promover o Geossítio, como o Cariri Extremo – competições de Corrida e Mountain Bike, destinado aos amantes desses esportes e que acontecem nas trilhas da Chapada do Araripe e nos Geossítios e que, em Juazeiro do Norte contam com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Setur. Aproveitando a ocasião, o Professor  Eduardo Magalhães apresentou a placa informativa da trilha do Santo Sepulcro e do Geossítio Colina do Horto.