Seagri realiza preenchimento dos Laudos de Vistoria dos Plantios do Garantia Safra

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do norte, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) segue as ações do trabalho de preenchimento dos Laudos de Vistoria dos Plantios do Garantia Safra. A ação já aconteceu em algumas comunidades, como os sítios Carás do Umari e Espinho.

Em Juazeiro do Norte foram emitidos 30 laudos que já estão sendo preenchidos nos locais de plantio. A Seagri tem até o dia 18 de julho para preencher e digitalizar os laudos e em seguida inserir no Sistema de Gerenciamento do Garantia Safra. Os 30 laudos são de agricultores de diversas comunidades rurais de Juazeiro do norte escolhidos em forma de amostragem.

As prefeituras dos municípios aderidos ao Garantia-Safra que apresentarem indícios de perda média de safra igual ou superior a 50% nas lavouras de arroz, feijão, milho, mandioca ou algodão, em razão dos fenômenos da estiagem ou excesso hídrico, devem apresentar formalmente à Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF/Sead), por meio do Sistema Garantia-Safra - Verificação de Perdas, a solicitação de vistoria das lavouras de agricultores aderidos ao GS e indicação do técnico vistoriador.

Será considerado apto ao recebimento do Benefício Garantia-Safra, o município em que for verificada perda igual ou superior a 50% da produção normal ou esperada do município, de acordo com informações dos laudos das unidades amostrais. Também são utilizados nos cálculos de verificação de perda: dados históricos da Pesquisa da Produção Agrícola Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PAM/IBGE), penalização hídrica com informações edafoclimáticas calculadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), pesquisa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), feito pelo Grupo de Coordenação de Estatística Agropecuária (GCEA/IBGE), e Índice de Suprimento de Água para o Crescimento Vegetal (ISACV), produzido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).